Vacina da COVID-19 pode provocar reação alérgica?

O momento mais esperado do último ano, finalmente, chegou. E com ele, podem surgir algumas dúvidas. Então, vamos lá.

Antes de tudo, é fundamental que você entenda porque precisamos que o maior número de pessoas possíveis sejam vacinadas. 

As vacinas permitem a prevenção, o controle, e a erradicação de doenças “imunopreveníveis”. Mas, elas também têm o objetivo de reduzir as complicações e as mortes causadas pelos agravos das doenças. Essa função é tão importante que está descrita no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde desde 2014. E, no caso, da Covid-19, uma vacina que tenha grande impacto na redução de hospitalizações já trará muitas vantagens ao combate da pandemia.

E, sim, TODAS AS VACINAS SÃO SEGURAS segundo os estudos de fase III até o momento! 

Mas, existe algum risco de reação alérgica ou quais são as contraindicações?

Algumas condições pessoais podem apresentar contraindicações para a administração de qualquer substância, seja uma vacina ou um medicamento.  Uma contraindicação significa que o risco de um evento adverso grave é mais importante do que o risco da doença. Isso não significa que a segurança ou eficácia da vacina estará comprometida para a população geral, tanto que algumas delas são aplicadas para QUALQUER VACINA, inclusive para as vacinas contra Covid-19:

  • Quando a pessoa já teve algum episódio de reação anafilática após o recebimento de dose anterior, nesse caso a 2ª dose estaria suspensa; 
  • Ou em caso de história de alergia grave  a qualquer componente da vacina.

Então, quando chegar a hora de se vacinar, converse com seu médico, esclareça suas dúvidas, e não havendo nenhuma contraindicação, não deixe de se imunizar. É um ato de amor, compaixão e cidadania.

Reações adversas esperadas:

Dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, calafrio, dor nas articulações,  febre, inchaço no local da injeção, vermelhidão no local da injeção, náusea, mal estar, gânglios linfáticos inchados (linfadenopatia)

Lactantes e gestantes:

Não existem estudos específicos e controlados para esses grupos, por isso ainda não há um parecer oficial sobre esse grupo. Mas já existem algumas gestantes e lactantes que optaram por tomar a vacina da Pfizer e de Oxford, veja abaixo: 

Há uma exceção:

As vacinas da Pfizer e Oxford/AstraZeneca/FioCruz apresentam orientações pelo próprio órgão regulamentador britânico  (MHRA) e  a Academy of Breastfeeding Medicine de que sejam administradas a lactantes e gestantes desde que os benefícios superem os riscos e essa decisão seja tomada em conjunto com o médico, para entender tais orientações em maiores detalhes clique aqui.

Para a vacina da AstraZeneca / Oxford / FioCruz, segundo orientação da própria empresa, essa decisão deve ser tomada em conjunto com o seu médico. 

Ainda não há um parecer da vacina Coronavac/ Butantan, mas por ser também um componente inativado, segue a mesma linha de raciocínio de outras vacinas, como a de Influenza. Ainda não temos uma orientação oficial a respeito desse grupo sobre essa vacina. 

Crianças:

Não existem estudos em menores de 18 anos, com exceção da vacina da Pfizer que fez seus estudos em maiores de 16 anos. Por esse motivo, as crianças não serão vacinadas nesse momento. Possivelmente, este será o último grupo vacinado pois quando pensamos em transmissibilidade e chances de agravamento, os pequenos apresentam uma participação muito pouco relevante, as complicações de criança com Covid-19 são extremamente raras. Além disso, o fato dos maiores grupos de risco estarem vacinados também irá proteger crianças e todos os demais comunidade pela imunização em rebanho,

Por fim, seguem outros esclarecimentos pedidos nas caixinhas do Instagram:

  • Febre após a vacinação não enquadra em contraindicação, 
  • Quem faz terapia com altas doses corticosteróides (em crianças quando é superior a 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias) deve ser vacinado com intervalo de, pelo menos, três meses após a suspensão da droga
  • Pessoas que já tiveram a infecção por SARS-CoV-2 (Covid-29) devem tomar a vacina também 
  • Em caso de síndrome gripal prévia, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Leia mais informações sobre a vacina nas outras matérias do blog:

REFERÊNCIAS:

CONFIRA OS COMPONENTES DE ALGUMAS VACINAS:

 

  • Oxford-AstraZeneca/ChAdOx1nCoV-19

 

  • Não contém produtos animais, Não contém ovo. Contém o adenovírus enfraquecido que codifica a glicoproteína SARS CoV 2 Spike, bem como os seguintes excipientes: L-histidina, Monohidrato de cloridrato de L-histidina, cloreto de magnésio hexahidratado, polissorbato 80, etanol, sacarose, Cloreto de Sódio, edetato dissódico, dihidratado, água para injetáveis

 

  • BioNTech-Pfizer

 

  • mRNA, lipídios ((4-hydroxybutyl)azanediyl)bis(hexane-6,1-diyl)bis(2-hexyldecanoate), 2 [(polyethylene glycol)-2000]-N,N-ditetradecylacetamide, 1,2-Distearoyl-sn-glycero-3- phosphocholine, and cholesterol), Cloreto de potássio, Cloreto de sódio, Fosfato de potássio monobásico, Fosfato de sódio dibásico desidratado, Sacarase
  • MODERNA-NIH.
  • mRNA, lipídios (SM-102, polyethylene glycol [PEG] 2000 dimyristoyl glycerol [DMG], cholesterol, and 1,2-distearoyl-sn-glycero-3-phosphocholine [DSPC]) trometamina, loridrato de trometamina, ácido acético, acetato de sódio,Lacarose

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn