O leite que vale ouro: leite materno para prematuros

🤱O leite materno vale ouro, principalmente para recém-nascidos! E por quê?

➡O leite materno é o melhor alimento para o bebê em termos nutricionais, tem componentes, como anticorpos e ocitocinas, que protegem contra infecções e inflamação e ajuda no desenvolvimento de alguns órgãos, como o intestino e
cérebro.

‼Os recém-nascidos prematuros muitas vezes não conseguem mamar no peito e o leite materno ordenhado da mãe ou de um banco de leite, e até mesmo o leite materno fortificado, são opções fundamentais no cuidado.

👉A fortificação do leite humano é importante para suprir os déficits nutricionais de alguns prematuros. Quando comparada com nenhuma fortificação, o uso do fortificante foi capaz de melhorar o ganho de peso, comprimento e perímetro cefálico, sem diferença na mineralização óssea ou neurodesenvolvimento. Mas o fortificante a base de leite humano não é sempre acessível e muitas vezes não se utiliza nenhum ou são utilizados aqueles a base de leite de vaca.

👦A dieta exclusiva de leite humano inclui: leite materno, leite humano ordenhado e fortificante a base de leite humano. Essa dieta é importante também na prevenção de algumas doenças.

👀Vamos conferir algumas?

🔸Diminuição do risco de enterocolite necrosante com dieta exclusiva de leite humano comparado com fórmula em bebês muito pré-termos.

🔸Aparente diminuição da retinopatia da prematuridade grave com dieta
exclusiva de leite humano e essa diminuição é maior com fortificante à base de leite humano em comparação com o fortificante à base de leite
bovino.

🔸Aparente diminuição de sepse de início tardio e displasia broncopulmonar com maior dose de leite humano.

🔸A dieta exclusiva de leite humano é a mais eficaz, mas é importante ressaltar que qualquer ingestão de leite humano é melhor do que apenas fórmula.

🔸Os benefícios também são observados mesmo quando o fortificante a base de leite bovino é utilizado.

😉Nem sempre conseguimos atingir o ideal, mas mesmo assim devemos incentivar o consumo de leite humano, em qualquer quantidade que for possível na situação.

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Fonte:
Sarah N. Taylor. Solely human milk diets for preterm infants. Seminars in
Perinatology. Volume 43, Issue 7, 2019, 151158, ISSN 0146-0005.
https://doi.org/10.1053/j.semperi.2019.06.006.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn