SÉRIE DE AMAMENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS D-MER (Dysphoric Milk Ejection Reflex – Reflexo de Ejeção Disfórico do Leite)

Sentimentos negativos, melancolia e até auto aversão pouco antes da ejeção do leite com duração de minutos, o que isso pode ser?

O D-MER (Dysphoric Milk Ejection Reflex), que pode ser traduzido como Reflexo de Ejeção Disfórico do Leite, é uma condição reconhecida e fisiológica.

Pode ser uma causa de desmame e uma experiência angustiante e solitária para muitas mães, que raramente buscam ajuda.

E o que diferencia essa condição da perturbação da amamentação?

No caso do D-MER, a mãe se sente bem consigo mesma e com o bebê entre as mamadas. Porém, um pouco antes da ejeção do leite e até alguns minutos depois, como um reflexo, ela é tomada por sentimentos negativos. Os sintomas são desencadeados pela liberação do leite, não pela amamentação em si, podendo ocorrer mesmo com a ordenha.

Sentimento de “vazio na boca do estômago”, desamparo, falta de valor ou de esperança, baixa autoestima, culpa, ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração já foram relatados.

Os sentimentos podem se manifestar com diferente intensidade para cada mulher. Além disso, algumas sentem em cada ejeção de leite, outras apenas na primeira ejeção da mamada. Pode desaparecer após algumas semanas ou permanecer durante todo o período da lactação.

Já foi proposto a dopamina está envolvida no surgimento do D-MER. A queda da dopamina está relacionada ao aumento da prolactina. O que aconteceria nessas mulheres é uma queda mais abrupta durante a ejeção do leite.

Medidas de conforto, distração, música, aromaterapia podem ajudar a enfrentar essa sensação

Vamos descomplicar? Converse com sua paciente sobre isso, desmistifique, mostre que é uma condição reconhecida e que ela não está só. Muitas vezes o que ela mais precisa nesse momento é de COMPREENSÃO.

Conversar com outras mães que passaram por isso também pode ajudar.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Fonte:

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima