Meu bebê não engatinha, e agora?

Cada etapa de desenvolvimento de nossos pequenos é uma comemoração, não é mesmo? Dormir bem, experimentar novos alimentos, as primeiras palavras.

E um dos marcos que causa mais ansiedade nos pais é o engatinhar e os primeiros passos. Que alegria (e preocupação… rsrs) em vê-los andando, fazendo descobertas e adquirindo um pouquinho mais de autonomia!

E é nesse processo que surgem dúvidas, como: “Dra. Kelly, meu filho já tem 11 meses e ainda não engatinha! O que fazer? Devo me preocupar?”

Já disse em outros posts que nenhum bebê é igual ao outro e cada um se desenvolve de uma forma, inclusive no engatinhar. Não existem regras, mas existe um GUIA e determinados parâmetros que observamos na criança, que são os chamados MARCOS DE DESENVOLVIMENTO. Esses marcos são formas de avaliarmos se o bebê está se desenvolvendo de forma esperada para sua idade e isso é importante para sabermos se algo está errado.

Normalmente, os bebês começam a engatinhar entre os 6 meses e 10 meses. Isso irá depender de vários fatores e estímulos. Em alguns casos, o bebê não chega a engatinha de forma convencional, mas começa a apresentar sinais de locomoção como se arrastar com a barriga ou bumbum no chão, rolar, entre outros que também são formas de engatinhar. Algumas crianças também podem pular a fase do engatinhar e já darem os primeiros passos, você sabia? É raro, mas acontece!

Para começar a engatinhar de fato, o bebê precisa ganhar força muscular nas costas, ombros, braços e pernas, sendo capaz de sustentar o próprio peso. Além disso, é preciso coordenar os movimentos alternados entre braços e pernas e desenvolver o equilíbrio. Trata-se de uma habilidade complexa.

Se a criança não apresentou problemas de desenvolvimento até agora, consegue sentar sem apoio, pega objetos com a mão, rola de um lado para o outro e, principalmente, esboça algum deslocamento, mesmo que se arrastando pelo chão, provavelmente não há motivos para se preocupar.

Mas, caso seu bebê tenha mais de 10 meses e não tenha começado a apresentar sinais de locomoção, é importante conversar com um pediatra para que seja investigado a causa disso estar ocorrendo.

Para estimular seu filho a engatinhar, existem algumas dicas, que são:

  • Experimente deixar um brinquedo de que ele goste um pouco distante, para que ele tente alcançar;

  • Levante o bebê no ar enquanto conversa ou canta para ele: isto faz com que ele contraia os músculos abdominais que o ajudarão a aprender a engatinhar;

  • Deixe o bebê a maior parte do tempo no chão, deitado de barriga para baixo: evitando colocar o bebê na cadeira de descanso ou na cadeira de alimentação, faz com que o bebê se acostume ao chão e desenvolva maior força muscular nos ombros, braços, costas e tronco, preparando-se para engatinhar;

  • Coloque um espelho de frente para o bebê quando ele estiver deitado de barriga para baixo: isto faz com que ele seja atraído pela sua imagem e tenha mais vontade de se aproximar do espelho;

  • Engatinhar ao lado do bebê: isso mesmo, mamães e papais! Botar a mão na massa faz parte! A maior parte dos comportamentos dos bebês dão adquiridos através da observação dos adultos ao seu redor e a tentativa de imitá-los, por isso, vai pro chão e engatinhe ao lado do seu bebê!

    Gostaram? Como está a fala do bebê por aí? Me conte nos comentários!

    Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

    Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

    Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

    Dra Kelly Marques Oliveira

    CRM 145039

    Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

    Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima