fbpx

urso

Estresse tóxico X Desenvolvimento cerebral


O meio em que a criança vive influencia no desenvolvimento de seu cérebro!
🧠
Durante o processo de desenvolvimento infantil, ocorre um processo importantíssimo chamado Mielinização.

Nossos neurônios, tem 2 partes: a célula neuronal e os axônios, que são os “braços” dos neurônios que se conectam, formando as sinapses.

Os axônios do cérebro são cobertos por uma bainha de mielina, que é uma substância “gordurosa” (lipoprotéica) que isola a membrana celular do neurônio. E não só isso, a mielina tem outras funções importantes como processamento de componentes e neutralização de altos níveis iônicos.

A mielinização faz com que o neurônio tenha conexões mais rápidas, com uma velocidade maior entre a ligação de um neurônio para outro.

É como se fosse um fio encapadinho, em que a velocidade corre mais rápido. É como se o impulso nervoso saltasse, ao invés de correr!

Nessa situação, o desenvolvimento e as capacidades cognitivas, sensoriais e motoras acontecem de forma “otimizada”. Como num computador mais moderno, com mais memória e velocidade de processamento.

Quando algo influencia no desenvolvimento cerebral, e o neurônio acaba não sendo mielinizado, a transmissão dos sinais de um neurônio ao outro é mais lenta, e muitas vezes não tem “força” para alcançar todo o axônio. Isso influencia diretamente a cognição e o sistema motor da criança.

Uma vez entendido a importância da mielina, fica a pergunta: o ambiente pode ou não influenciar na mielinização 👀🧐

De acordo com o estudo All Wrapped Up: Environmental Effects on Myelination, a resposta é sim!

O estudo confirma que o ambiente externo impacta na mielinização, sim, positiva ou negativamente!

Portanto, criar um ambiente agradável, amoroso, com o hábito de cantar, ouvir músicas, conversar e criar um VÍNCULO com o bebê ainda dentro da barriga e nos primeiros anos de vida, pode fazer TODA a diferença em seu desenvolvimento.

Da mesma forma que, permanecer em um ambiente tóxico, com conflitos para a gestante e hostil para a criança em seus primeiros anos de vida, podem influenciar de forma negativa.

A mielina do sistema nervoso central é adaptável por toda a vida, ou seja, durante a vida toda o ambiente terá influência sobre ela.

Se uma gestante tem déficit nutricional de ácido fólico, por exemplo, e não procurar reposição, o bebê pode nascer com mielomeningocele, uma deficiência do fechamento do tubo neural que pode acarretar consequências sérias para o bebê por toda a vida.

Outro caso é o de desnutrição, ou mesmo deficiências nutricionais, tanto da mãe durante a gestação, quanto da criança após o nascimento, que causa um “atraso” no processo de mielinização e pode atrapalhar o desenvolvimento infantil como um todo!

Para evitar essas condições, é importante que a mãe faça as consultas do pré-natal e os exames solicitados, além de manter uma alimentação saudável e a suplementação adequada. Cuidar da mãe é cuidar do bebê também!

E você pediatra, deve orientar mãe e bebê a terem uma alimentação saudável e um ambiente cheio de carinho, estímulo e vínculo, além dos estímulos adequados para cada idade! Isso fará toda a diferença na vida deles! 🧠👶🏻🤱🏻

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28844283/
DOI: 10.1016 / j.tins.2017.06.009

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)