Seletividade Alimentar


Na primeira infância, durante a fase de introdução alimentar, é comum que os pequenos recusem alguns dos alimentos oferecidos, afinal é tudo muito novo. São novas texturas, novos sabores, cheiros, tudo é novidade, portanto nem sempre o bebê vai aceitar de primeira tudo o que é dado. Mudanças, muitas vezes, não são fáceis nem para nós adultos, imagina para nossos filhos!
.
Porém, às vezes, essa recusa alimentar se estende para outras fases da vida da criança. Nesses casos, a situação recebe o nome de seletividade alimentar (SA), ou seja, a alimentação é altamente limitada e existe uma grande resistência a novos alimentos, resultando, muitas vezes, em perda de peso na criança e grande preocupação nos pais.
.
Para verificar se existe alguma anormalidade de fato na alimentação, é importante observar alguns sinais específicos. Existem dois perfis principais de crianças que se encaixam na questão da seletividade alimentar. São elas:
.
– A criança que muda frequentemente seus gostos e preferências alimentares, rejeitando alimentos de acordo com essa adaptação que muda constantemente. Um dia ela ama tomate, por exemplo, e no outro não quer nem chegar perto.
.
– A criança que possui aversão a um alimento em específico. Muitas vezes isso acontece devido a uma AAS (aversão alimentar sensorial), onde a cor, textura, cheiro ou gosto do alimento causa incomodo e repulsa no pequeno. Crianças que estão dentro do espectro autista também costumam apresentar seletividade alimentar em diferentes graus devido a sua hipersensibilidade ao ambiente ao seu redor e aos alimentos.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima