fbpx

urso

Bebês que não dormem e onde habitam

Outro dia estava conversando com uma puérpera de primeira viagem sobre como estavam as noites de sono e me deparo com essa pergunta “é normal o bebê não dormir, Dra?”. Estranhei a pergunta, como assim não dormir? Não dormir à noite toda?

Ela então me respondeu que o bebezinho estava acordando a cada 2/3 horas para mamar, e não conseguia descansar de jeito nenhum. E então eu entendi tudo.

Com bebês recém-nascidos é assim mesmo! Claro, não é uma regra, existem bebês que realmente acordam menos vezes, porém para os recém-nascidos, o esperado é acordar várias vezes durante a noite para mamar mesmo. Não tem nada de errado com seu bebê, querida!

Durante os primeiros meses de vida, o pequeno está em constante desenvolvimento, constante adaptação ao mundo fora do útero. Toda essa mudança, esse “novo mundo” faz com que o bebê não esteja completamente confortável. Além disso, os primeiros 3 meses de vida são conhecidos como EXTEROGESTAÇÃO, ou seja, gestação fora do útero.

O que isso quer dizer?

O bebê ainda não sabe que está separado da mãe, que é um indivíduo independente. No útero, ele vivia confortável, protegido e quentinho. Fora do útero, no berço, mesmo com todo o conforto que os pais possam proporcionar, não é a mesma sensação, o que faz com que o soninho seja mais irregular.

Além disso, recém-nascidos tem mais necessidade de mamar. Ou seja, acordar mais vezes durante a madrugada é normal, e não existe nenhum problema (nada de leite fraco ou qualquer coisa assim). Nesta fase, é importante mentalizar o mantra do “vai passar”, e buscar alternativas para tornar o sono de seu filho mais confortável. Fiz um vídeo sobre isso no youtube, com 5 dicas imperdíveis para melhorar o soninho do bebê na exterogestação, clica AQUI pra acessar!

Mas Dra, meu bebê não é recém-nascido, e de uma hora pra outra simplesmente não dorme mais direito!

É salto de desenvolvimento ou não é? Quem acompanha o @pediatriadescomplicada sabe que falamos bastante sobre os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento e o quanto essas fases podem afetar não apenas o sono do bebê, como o apetite e a rotina de todos na casa.

Durante esses saltos, essas aquisições de habilidades cognitivas e físicas, existe muita coisa acontecendo, e nem sempre o bebê consegue assimilar todos os seus aprendizados rapidamente. E o que acontece? Tchau, tchau para a rotina de sono.

Em resumo, de forma descomplicada: Até os 2 anos de idade, é normal que o sono do bebê tenha altos e baixos. Nos primeiros meses principalmente, e durante os períodos de maior aquisição de habilidades.

Dormir a noite inteira, sem interrupções, é um luxo nos primeiros meses de vida do bebê! Se você conseguiu, me conta aqui nos comentários (quero ver quantas mães tiveram o sono tranquilo nos primeiros meses com o bebê em casa).

E depois dos 3 meses doutora, o que acontece? 

Bom gente, depois tem salto, tem dente, tem regressão do sono, tem angústia de separação… São tantas coisas que podem atrapalhar o sono do bebê que não é fácil gente! O sono demora a amadurecer, assim como tantas habilidades do bebê… Leva TEMPO.
Lembre-se: um bebê precisa de rotina, e com consistência, persistência e paciência é possível melhorar o sono sim!

Mas eu não vim a passeio (risos) e por isso vou deixar aqui abaixo alguns vídeos meu canal do YouTube que podem ajudar vocês!

Acessem abaixo!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)