fbpx

urso

Já posso levar meus filhos para brincar ao ar livre?

Sair ou não sair para brincar ao ar livre com os filhos? Eis a questão do momento!

Que estamos vivendo uma pandemia já não é segredo para ninguém. Com recomendações para todo lado (e muito necessárias) sobre normas de higiene, formas de prevenção e riscos, os pais estão enfrentando uma grande e importante dilema: será que já podemos deixar os pequenos brincarem fora de casa?

Essa dúvida vale a reflexão. Recentemente a BBC (British Broadcasting Corporation) fez uma postagem sobre como ficar “preso” dentro de casa também pode fazer muito mal a saúde. Somos seres sociais e, muito além disso, nosso organismo necessita do “mundo lá fora”, do sol, da natureza. Falta de vitamina D, problemas psicológicos e problemas comportamentais são apenas alguns dos problemas que surgiram em consequência a quarentena.

E para os bebês e crianças, esse isolamento é ainda mais prejudicial. A primeira infância é um período essencial para o desenvolvimento, seja físico, cognitivo, motor ou social. Muitos bebês nascidos na pandemia mal tiveram a chance de conhecer o mundo, os familiares.

Por isso, agora com certa flexibilidade no isolamento desde que seguindo todas as normas de proteção (distanciamento de um metro e meio, uso de máscaras e álcool em gel), os pais preocupados com a saúde de seus filhos começam se questionar se é seguro sair com eles ao ar livre.

Cabe aos pais tomar essa decisão. Os riscos não podem ser ignorados, eles existem, mas até onde eles são mais elevados do que os riscos de manter os filhos dentro de casa por mais meses?

De acordo com a SBP, crianças menores de 2 anos não devem usar máscara pois, além de aumentar o risco de sufocamento ou asfixia, é uma missão (quase) impossível fazer uma criança tão pequena entender a necessidade de usar essa proteção sem tentar tirar ou colocar a mão toda hora no rosto e na própria máscara.

Portanto, os pais devem pensar em medidas preventivas equilibradas:

  • Se for possível, passear pelo bairro ou condomínio, por exemplo, com o bebê dentro do carrinho para tomar sol.- Se possuir quintal ou varanda, preferir as brincadeiras nesse ambiente seguro.- Em caso de passeios externos, preferir parques abertos e arejados, sempre mantendo o distanciamento de outras pessoas.- Evitar ainda, nesse momento, visitar priminhos e amiguinhos pequenos para evitar mexer nos brinquedos que não são de seu filho.
  • Manter passeios mais curtos e não se esquecer da higienização frequente das mãos dos responsáveis e das próprias crianças.
  • É importante, mesmo dentro de casa, estimular seu filho a se manter em atividade e movimento. Isso ajuda a evitar o sedentarismo, estimula a liberação de neurotransmissores e hormônios responsáveis pelo bem-estar, o que resulta em melhora do humor e redução do estresse e da ansiedade infantil.

E tem recomendação para depois do passeio também: roupas todas para lavar! Chegando em casa, é importante lavar bem as mãos, colocar as roupas usadas para lavar e tomar um banho caprichado. Se for possível, tente tirar o sapato antes de entrar em casa também!

Recentemente fiz uma live sobre esse mesmo assunto com a Dra. Roberta Fittipaldi (@drarobertafittipaldi), junto com a Dra. Marina Teramae (@dramarinateramae). Vale a pena dar uma conferida se ainda ficou com dúvidas.

 Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)