fbpx

urso

Repelentes para crianças – Quais são as recomendações?

A temporada dos pernilongos já está chegando! Já estou recebendo várias perguntas sobre o uso de repelentes, então hoje trouxe algumas recomendações importantes e várias dicas. Vamos descomplicar?

Para começar, trago uma das recomendações mais importantes: Segundo a Anvisa, os repelentes devem ser usados de acordo com as recomendações do fabricante e não são indicados para bebês abaixo dos 6 meses de idade. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os princípios ativos mais indicados nos repelentes são o D.E.E.T (dietiltoloamida) e o IR 3535. Para a Academia Americana de Pediatra, pode-se usar repelentes com icaridina 10% a partir dos 3 meses de idade, respeitando-se a frequência de aplicação do produto.

Lembrando que áreas de mucosas como boca e olhos devem ser evitadas e para reduzir acidentes. 

“E agora, meu filho tem menos de 6 meses, Dra! O que posso fazer para evitar as picadas, então?”
  • Utilize roupas com as mangas longas e calças compridas no bebê. As roupas finas e muito coladas não impedem as picadas, prefira tecidos com trama mais fechada e mais grossos. Evite roupas coloridas.
  • Produtos como a permetrina 0,5% em spray tem ação repelente e pode ser aplicada APENAS em roupas ou telas e janelas. NÃO usar diretamente sobre a pele
  • Use telas e mosquiteiros no berço ou no carrinho do bebê, com ou sem permetrina spray.
  • O uso do ar-condicionado e ventiladores ajudam a manter os mosquitos afastados, mas é preciso seguir algumas recomendações (clique AQUI para saber quais são).

Agora vamos falar sobre os bebês e crianças maiores de 6 meses e o uso dos repelentes. Vem comigo:

Entre 6 meses a 2 anos

O repelente deve ser usado como forma de proteção quando as crianças forem a locais externos e que tenham insetos. Se for necessário, opte por repelentes a base de termetrina, Icaridina 20%, IR3535 ou D.E.E.T com concentração máxima de 10%. Lembrando que repelentes químicos só devem ser passados uma vez ao dia, principalmente em bebês menores de 1 ano, e sua duração é, em média, de 4 horasportanto é importante investir também nos meios de proteção mecânicos. Já os repelentes naturais podem ser passados mais vezes ao dia, seguindo a orientação de cada produto.

2 anos em diante

O repelente deve ser usado com os devidos cuidados, porém qualquer um dos componentes pode estar presente (Icaridina, D.E.E.T, IR3535). Respeite os intervalos das aplicações! Usar de acordo com a recomendação do fabricante e não usar sprays, que pode ser inalado, mas preferir os de creme/ loção. Recomendo os repelentes feitos à base de óleo essencial de citronela, de cravocanelaalecrim,  eucalipto (são mais naturais e possuem um aroma que afasta os pernilongos).

E repelentes de tomada? Podem ser usados? 

Pode! Repelentes elétricos com liberação de inseticidas diminuem a entrada dos mosquitos e devem ser colocados próximos de janelas e portas. Tome cuidado para não ficar ao alcance das crianças e serem ingeridos acidentalmente.

Ainda ficou com dúvidas sobre qual repelente escolher, ou em relação a marca? Já fiz outros posts sobre isso que podem te ajudar. Vou deixar todos aqui para você dar uma olhadinha quando acabar esse!

 Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)