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Atividade física em tempos de COVID-19? Saiba a maneira mais segura para isso

As crianças estão trancadas dentro de casa, afinal não podem brincar ao ar livre, e com isso, a energia que era usada para suas brincadeiras e atividades estão te deixando preocupados com a saúde física e emocional deles? se a sua resposta foi sim, leia esse post e saiba como em tempos de quarentena ou impossibilidades de acesso ao ar livre, mudar hábitos para a prática de exercícios físicos.

Que a prática de exercícios físicos são fundamentais para a saúde, todos já sabemos, mas você sabe quais seus reais benefícios?

Vamos lá, vou elencar alguns principais: eles ajudam no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (ex: obesidade), diminuem a morbimortalidade, tem atividade anti-inflamatória, auxiliando na resposta imunológica do nosso organismo e ainda melhora a qualidade de vida, pois, uma criança ou jovem que pratica atividades físicas regularmente, tende a se tornar um adulto ativo.

Agora que já falamos sobre os benefícios, que tal algumas dicas sobre o que e como fazer em tempos de quarentena?

A prática de exercícios deve variar entre as faixas etárias, por isso, trarei algumas sugestões de atividades de acordo com cada idade:

  • Se seu/sua pequenx tiver de 0 a 2 anos, o ideal é que você o estimule para que seja ativo (engatinhar, andar, buscar objetos, puxar e empurrar, mover a cabeça, corpo e membros) por até 180min semanais. Exceto quando dormindo, o restante do dia não deve permanecer em longos tempos com comportamentos sedentários. Evite atividades de tela (TV, tablet, celular). Ah, e não esqueça, é sempre importante alguém estar observando e cuidando do bebê para que não haja incidentes.

 

  • Se a idade for de 3 a 5 anos, a criança deve ser estimulada com exercícios físicos por no mínimo 180min semanais. Separe momentos da sua rotina, pois a participação dos pais e familiares, visto que as crianças não estão somente com energia a todo vapor, estão também estressadas, impacientes com o isolamento e querem atenção é de fundamental importância. Mantenha a circulação livre para que se possa correr, dançar, saltar, brincar de esconde-esconde, pular corda, dança das cadeiras e outras atividades que permitam movimentação. É claro que atividades assim requerem organização e paciência, então, aproveite para incentivar a criança a te ajudar na organização após as brincadeiras. A atividade de tela deve ser no máximo de 2h semanais, e você pode usá-la como aliada para inovar e abusar da criatividade em casa.

 

  • Agora se a faixa etária for de 6 a 19 anos, incentive exercícios físicos por 60min diários ou 3 a 5 horas semanais de atividade física de intensidade moderada e vigorosa (atividades que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido, por exemplo: correr, saltar, colar adesivos no chão a uma certa distância e fazer as crianças pular de uma para outra, vôlei, basquete, futebol com meia etc…). A atividade de tela deve ser o mesmo período de crianças de 3 a 5 anos, ou seja, 2h semanais, exceto quando utilizada para realização de atividades escolares, essas não devem ser contabilizadas.

Essas são algumas dicas, mas caso você tenha acesso ao ar livre nesses tempos de pandemia, é aconselhado que se use máscara, evite aglomerações, faça a lavagem adequada de mãos com água e sabão, além do álcool gel, limpe os brinquedos que for utilizar e se estiver com sintomas gripais evite sair de casa. O ambiente externo permite outros tipos de exercícios, mas é importante que sejam praticados de forma regular e de intensidade moderada (vôlei, andar de bicicleta, dançar rápido) evitando altas intensidades.

Independente da circunstância é importante manter as atividades físicas ativas no dia a dia. Isso ajudará na saúde emocional e física nesses tempos de pandemia e isolamento social!

Post feito por meu afilhado @vitorhugpj95! 

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Dra Kelly Marques Oliveira

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