Série: Fortalecendo a imunidade! – O papel do ZINCO

Como melhorar a imunidade das crianças?

Não existe fórmula mágica, é verdade, mas existem alguns passos que ajudam a aumentar sim a imunidade dos pequenos. Como uma casa em construção, nosso sistema imunológico é construído através de várias partes e isso começa com uma boa nutrição também!

Hoje vamos falar sobre um nutriente muito importante: o zinco!

Já sabemos de inúmeros benefícios do leite materno, mas hoje vamos falar sobre esse nutriente que também está presente no leite da mãe!

Um dos principais benefícios do aleitamento materno é o fortalecimento do sistema imunológico do bebê. Sua composição é exclusivamente produzida pelo corpo da mãe para suprir todas as necessidades do bebezinho em todos os aspectos, desde satisfazer a fome até contribuir para seu desenvolvimento, crescimento e proteção.

Dentro dessa composição você pode encontrar o zinco! Vou explicar seu papel no organismo, veja abaixo:

ZINCO: trata-se de um micronutriente que faz parte de constituição de várias enzimas, além de contribuir na síntese de carboidratos, lipídios e proteínas, na defesa contra agentes antioxidantes, no combate ao cansaço e ainda tem relação direta com nossa imunidade. Isso porque o zinco tem relação com o mecanismo de replicação do DNA dos glóbulos brancos, ou seja, quando se está com deficiência de zinco, queda considerável da quantidade de células de defesa encontradas no sangue.

Ele está presentes no leite materno em quantidade suficiente para nutrir o bebezinho e fortalecer seu sistema imunológico. Em 100ml de leite materno, você encontra 0,25 mg de Zinco. Por isso ressalto mais uma vez que amamentar é a melhor forma de fortalecer a imunidade de seu filho! Amamentação exclusiva até os seis meses de vida, como recomendado pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, e amamentação complementar a alimentação até os dois anos de idade

Em tempos de pandemia que vivemos, isolados em casa, fica ainda mais difícil manter nosso organismo em equilíbrio e nosso sistema imunológico fortalecido, não é? Por isso mesmo agora que estamos no inverno, época em que as doenças respiratórias aparecem em maior número, é importante se atentar ao que fazer para manter nossos filhos protegidos. A deficiência do zinco pode afetar (E MUITO) a imunidade dos pequenos, e a nossa também.

Em relação ao Zinco: Alguns sintomas que merecem a atenção dos pais e que demonstram a falta de zinco no organismo das crianças são: atraso no crescimento, perda de apetite, infecções repetidas, falta de memória, atraso no desenvolvimento sexual e queda de cabelo.

O organismo não tem como armazenar o zinco, assim como a vitamina C por exemplo, por isso depende de um fornecimento diário! Se seu filho já consumir alimento sólidos, é importante garantir uma alimentação rica em Zinco, consumindo alimentos como:

  • Carne vermelha;
  • Amendoim e amêndoas; (pais de crianças alérgicas, atenção!)
  • Castanhas;
  • Feijão;
  • Grão de bico;
  • Frango;
  • Gema do ovo;
  • Semente de linhaça e abóbora.

Agora que você já sabe algumas maneiras importantes de fortalecer a imunidade de seus filhos, mãos a obra para colocá-las em prática: muitas horas de sono e bastante zinco na alimentação!

Quer saber mais? Você encontra mais informações nos artigos abaixo:

  1. MANUAL ALIMENTACAO – Página 46 e 73
  2. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ceres/article/view/1820
  3. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732005000200009&script=sci_arttext

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn