Meu filho está com febre, e agora? – Post feito por minha afilhada @georgiasct 

A febre apesar de muito comum ainda é uma das fontes de preocupação e aflição de muitos papais.

🌡 Mas afinal o que é a febre? Não é doença e sim um sintoma. Uma reação de defesa do nosso organismo que demonstra que nosso corpo está sofrendo alguma “agressão”.

Pode ser decorrente de infecção ou de uma resposta inflamatória.Caracterizamos a febre pela temperatura axilar acima de 37,8 graus.

🌡 Mas convulsão febril? Febre alta realmente leva a convulsão?

Não é bem assim, convulsão febril pode sim ocorrer, mas não é determinada apenas pelo valor da temperatura, mas sim pelo seu aumento súbito em crianças que já tem uma predisposição genética (sendo mais comum, se familiares já apresentaram o quadro na infância).

🌡 E se o meu filho/a tiver convulsão febril? O que eu faço?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Proteja a cabeça da criança. NÃO segure a língua. E se possível deixe a cabeça e corpo de lado. E após a crise o leve para avaliação pediátrica.

🌡 Mas e os antitérmicos?

O uso dos famosos dipirona, paracetamol e ibuprofeno, devem ser usados com cautela e visando a criança como um todo, sempre observando a queda do estado geral (irritabilidade, choro intenso, incomodo) e não apenas um valor predeterminado de temperatura. Se a criança se apresenta com febre, mas bem e ativa não é obrigatório o uso de antitérmicos.

🌡 Mas e quando eu devo realmente me preocupar com a febre?

  • Bebês com menos de 3 meses com temperaturas acima de 38 graus ou abaixo de 35,5 graus.
  •  Temperatura superior a 39 graus em bebês acima de 3 meses.
  •  Febre acompanhada de manchas pelo corpo.
  •  Dificuldade de dobrar o pescoço ou a moleira do recém-nascido tensa e abaulada.
  •  Febre acompanhada de dor de cabeça, apatia, vômitos, confusão mental e dificuldade respiratória mesmo após controle da temperatura.
Post feito pela minha afilhada @georgiasct

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn