REGRESSÃO DO SONO OU SALTO DE DESENVOLVIMENTO? Tem diferença?

Sono e desenvolvimento infantil andam de mãos dadas, tanto pelo lado positivo quanto pelo negativo.

Não entendeu? Vem que eu te explico!

O sono dos pequenos é muito importante pois está intimamente ligado com o crescimento. Durante o sono, o hormônio do crescimento é liberado em maior quantidade e velocidade, além de o cérebro assimilar o que foi aprendido ao longo daquele dia. Porém o sono do bebê pode sofrer várias alterações, mudando de uma hora para a outra a rotina até então estabelecida.

Veja por esse lado: o cérebro de um bebê ainda não é completamente desenvolvido, o que faz com que ele não saiba lidar e assimilar muitas coisas ao seu redor. Quando ocorre o ganho de uma nova habilidade como rir, engatinhar ou andar, por exemplo, seu cérebro ainda não teve tempo de se adaptar a essa nova mudança, a essa maturação repentina. Ocorre então uma sensação de insegurança e de estar perdido no mundo pois seus sistemas perceptivo e cognitivo mudaram, houve uma maturidade neurológica, porém o bebezinho ainda não se adaptou àquela novidade.

E justamente essa onda de emoções influencia o sono do bebê, alterando-o de uma hora pra outra. O bebê passa a dormir menos, acordar mais vezes, ficar mais manhoso e demandar mais colo. Estão ocorrendo os famosos SALTOS DE DESENVOLVIMENTO!

Como a rotina pré-estabelecida foi alterada, o sono do bebê acaba sofrendo o que chamamos de REGRESSÃO. Em outras palavras, a rotina de sono em que o bebezinho dormia bonitinho, por horas seguidas, virou de cabeça para baixo e voltou a ter inconsistência.

Conseguiram descomplicar a ligação entre o SALTO e a REGRESSÃO DO SONO? O salto é uma das causas da regressão, ou seja, um está atrelado ao outro.

A rotina de sono sofre uma mudança pois o bebê está enfrentando esse período de maturação ao adquirir uma nova habilidade, e seu cérebro ainda não sabe lidar com essa novidade. Por isso a agitação, o choro e os despertares do sono e a maior demanda pelo peito da mãe.

Por isso o correto não seria perguntar se “o bebê está passando por um salto de desenvolvimento ou uma regressão do sono”, afinal pode ser que ele esteja passando pelos dois acontecimentos ao mesmo tempo! Imagina só, um bebezinho daquele tamanho passando por tudo isso, por toda essa novidade, todo esse “choque de realidade”. São coisas diferentes, mas andam juntas!

É preciso ter paciência e compreensão! Seja perseverante! Dê a você mesma e ao seu bebê um tempo para se conhecerem, se adaptarem a essa enorme quantidade de novidades. Não limite o colo, o peito, o carinho… O contato com a mãe é mágico! Use e abuse da amamentação nesses períodos. O amamentar ajuda na liberação da ocitocina, hormônio que causa aquela sensação de bem estar e tranquilidade, acalmando a mãe e o bebê.

Sabendo de todos esses momentos que eles passam, e outros também que vão surgir, só precisamos ter muita calma, paciência e respirar fundo, porque é uma fase, e ela passa! Sabendo que elas existem e estão unidas, fica mais fácil entender o que pode estar acontecendo com eles e lidar da melhor forma possível.

Você pode conferir mais informações sobre a regressão do sono e os saltos de desenvolvimento nesses posts abaixo!

  • Vamos falar mais sobre a regressão do sono? – Clique AQUI
  • Saltos de desenvolvimento e crescimento – Clique AQUI.
  • Regressão do sono: o que é isso? – Clique AQUI. 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn