Bico intermediário na amamentação: Ajuda ou atrapalha?

Você já ouviu falar em BICO INTERMEDIÁRIO ou BICO DE SILICONE para amamentar?  Ele ajuda ou atrapalha?

Não é um objeto muito comentado, então talvez poucas mães tenham visto ou ouvido falar dele. Inclusive, há quem diga até que este tipo de bico é proibido! Mas hoje não vamos falar disso, e sim quais são as consequências do uso do bico intermediário para a amamentação.

Também chamado de protetor de mamilo, é um acessório feito de silicone, com formato parecido ao de um mamilo para se encaixar ao seio.

Este objeto normalmente é usado em casos de mamilo ferido ou machucado, mamilo com fissuras, peito com bico plano ou invertido, em casos em que o bebê não faz a pega no seio, mas sim na mamadeira ou chupeta e até mesmo em casos em que os primeiros dentinhos do bebê estão nascendo (e o bebê morde o seio da mãe).

A premissa desse utensilio é facilitar a amamentação nos casos citados acima, quando existe algo “atrapalhando” a amamentação. O que muitas mães não sabem, entretanto, é que o bico intermediário pode ser o vilão ao invés de ajudar!

Pense como se fosse um ciclo: com o uso do bico intermediário, a pega do bebezinho não é feita corretamente, afinal ele vai abocanhar grande parte da auréola e não apenas o mamilo para sugar o leite. Além disso, o uso do bico de silicone faz com que o bebê precise sugar com mais força para dar a pressão necessária para o leite sair. Todos esses fatores prejudicam a extração eficaz do leite e, consequentemente, influenciando a queda na produção (se lembram como funciona a produção de leite? Caso tenha esquecido, clique AQUI para relembrar!). Todos esses fatores juntos podem levar o desmame precoce! Ainda existe o risco da confusão de bicos (pois o bico intermediário também é considerado um bico artificial, afinal de contas), do surgimento de fissuras, de contaminação através do material do bico e até mesmo baixo ganho de peso do bebê.

Além de todos esses fatores, o bico intermediário diminui o contato pele a pele do peito da mãe com a boca do bebê!  Esse contato da saliva com o peito também manda informações para a mãe produzir um leite de acordo com as necessidades do bebê, quando por exemplo, o bebê está doente. É através da saliva do bebê em contato com o peito da mãe que essa informação acontece, além do estímulo maior de sucção, responsável pela produção da ocitocina, o hormônio da ejeção do leite, mas também do prazer e relaxamento ao amamentar.

Ou seja: O uso do bico intermediário causa a pega rasa ou incorreta no peito, o que causa prejuízo na extração de leite e, como consequência, ocorre a queda na produção de leite e, em muitos casos, o desmame precoce!

Caso você esteja fazendo uso do bico intermediário e queira deixar este costume de lado, existem algumas dicas para descomplicar esse momento. Confira:

  • Quando o bebê estiver sonolento, procure amamentar sem o uso do bico para que ele se acostume;
  • Estimule o contato pele a pele para induzir a amamentação direta no peito
  • Teste diferentes posições para amamentar até que você e o bebê se adaptem juntos (a posição laid back e a pega assimétrica podem facilitar a pega do bebê)
  • Em caso de dor para amamentar, procure um Consultor de Amamentação para ter ajuda correta na sua dificuldade e entender a causa dessa dor.
  • Em caso de ingurgitamento mamário  (peito empedrado) que esteja causando muita dor, busca técnica para diminuir o desconforto como o uso do repolho (clique AQUI para entender)
  • Ofereça o peito sem o bico intermediário várias vezes ao dia quando o bebê estiver mais tranquilo

Por isso não existe melhor recomendação do que BUSCAR INFORMAÇÃO de qualidade e embasada em pesquisas cientificas sempre! Se você está com dúvidas ou dificuldades para amamentar, opte pela presença de uma consultora de Amamentação nesse momento tão importante! Aqui somos time #tetematerno, promovendo sempre a amamentação!

Se você quer mais informações, dicas, soluções ou curiosidades sobre a amamentação, confira os posts abaixo:

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima