COMEÇOU A SEMANA DA AMAMENTAÇÃO!! #Timetetematerno – Benefícios do amamentar

Começamos então um dos meses mais especiais do ano: O #AgostoDourado! 

Quem me acompanha nas redes sociais e nos atendimentos sabe o quanto eu apoio a CAUSA DA AMAMENTAÇÃO e sobre minha jornada como pediatra e como Consultora Internacional de Amamentação. Justamente por ser muito mais do que somente um alimento, o leite materno é vida, e amamentar para mulher tem tantos significados…É um ato de amor, de proteção, carinho e cuidado. Sobretudo, amamentar é sacrificial. Mas não é fácil. É desafiador, justamente porque envolve tantas coisas: nutrição do bebê, bem estar da mãe… Mãe e bebê estão aprendendo, como uma dança. E nós, enquanto profissionais, precisamos fazer mais, muito mais.

Mas comece por não atrapalhando. Ajude de verdade. Com conhecimento e informação correta. 

O objetivo do Agosto Dourado e da Semana da Amamentação é justamente esse: conscientizar a todos sobre a importância do Aleitamento Materno, sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida do bebê e todos os outros pontos positivos que ele oferece para a mãe e para o bebezinho.

Neste ano, o tema da Semana da amamentação segue o lema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, e se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.

Diferentemente de fórmulas e leites artificiais, por exemplo, o leite materno é um alimento produzido e fornecido sem poluição, embalagens e desperdícios. Além do que não é predatório de recursos naturais, pois, economiza energia, água e não polui rios e oceanos, nem prejudica a vida marinha. E estudos ainda mostram que crianças que foram amamentadas até os seis meses exclusivamente e até os 2 anos complementando a alimentação apresentam médias maiores de QI do que aquelas que não foram amamentadas ou foram amamentadas por menos tempo, ou seja, um aumento da escolaridade e maiores chances de renda na vida adulta.

E os benefícios da amamentação não param por aí! Eles são tantos que seria impossível numerá-los em apenas um post, portanto hoje em especial vou ressaltar alguns dos benefícios mais importantes e que merecem bastante destaque:

  • Maior contato com a mãe, o que fortalece os vínculos e estimula a produção de ocitocina, um hormônio presente em nosso organismo e muito conhecido como o “hormônio do amor” que traz a sensação de bem estar na mãe, e acalma o bebê.
  • Reduz o risco de doenças alérgicas (respiratórias ou não), infecções e outras doenças como Crohn, linfoma e doenças contagiosas como a diarreia, o que também diminui os riscos de mortalidade infantil.
  • O leite materno possui anticorpos da mãe que são passados para o bebê, fortalecendo seu sistema imunológico e garantindo que ele esteja saudável.
  • A amamentação estimula o desenvolvimento orofacial do bebê, ajudando a desenvolver todo o sistema estomatognático (mandíbula, músculos usados na mastigação e articulações da face), essencial na fala, respiração, mastigação e deglutinação.
  • Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio na mãe (devido a regulação hormonal causada pelo ato de amamentar).
  • Melhora a digestão e minimiza as cólicas pois sua composição é totalmente adaptada ao organismo do bebê. O leite materno contém, inclusive, um tipo de açúcar que não é absorvido pelo corpo do bebê, mas sim por bactérias “do bem” (acesse AQUI para entender melhor) que absorvem esse açúcar e ajudam a criar a flora essencial para um sistema intestinal saudável.
  • Ajuda a mãe a perder o peso adquirido na gravidez e diminui o sangramento no pós-parto.
  • Custo zero com benefício incomparável, pois não existe outro leite que se compara ao leite materno para o bebê, além de não ter custo nenhum financeiro para a família e ser extremamente prático.
  • Amamentar nas primeiras horas de vida diminui as chances de o bebê usar chupeta na infância (clique AQUI para acessar o estudo).
  • O leite materno possui macronutrientes e micronutrientes que auxiliam a nutrição do bebezinho.

E existem tantos outros benefícios, gente! É inegável a forma como o leite materno faz toda a diferença, e por isso a amamentação deve ser incentivada, apoiada e facilitada. Fiquem de olho na programação especial focada na Semana da Amamentação e no #AgostoDourado!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn