fbpx

urso

Dia do Amigo!

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante” Minha mãe sabiamente dizia que é mais fácil fazer amigos durante a infância que na vida adulta…eu ainda criança, não entendia…Por que, mãe? Quando a gente cresce, temos nossas próprias vidas e preocupações, e amizades são mais raras. Minha mãe respondeu. O tempo é nosso maior aliado…conviver com as mesmas pessoas diariamente é algo realmente que irá nos fazer crescer enquanto pessoas, e fortalecer nosso caráter, e por isso a preocupação em ajudar nossos filhos e desenvolver amizades saudáveis. De fato, não há melhor momento que a infância para construir amizades, amizades que perdurarão o tempo, as distâncias, as mudanças de contexto e realidade. São nas brincadeiras de nossa infância que construímos laços preciosos, e encontramos verdadeiros amigos. Brincamos, inventamos aventuras e histórias, às vezes brigamos ou nos desentendemos, mas aprendemos a importância de dividir, de respeitar e acima de tudo aproveitamos o brincar ao máximo.

 

Você sabia que além de todos os bons momentos proporcionados pela companhia de nossos amigos, a amizade também é essencial para o desenvolvimento infantil, e tem um impacto (positivo) fundamental nas habilidades de socialização e comunicação?

 

Pensa comigo! Quando o bebezinho nasce, seu elo mais próximo é a mãe, logo em seguida o pai ou outro responsável. Tudo que ele sabe até então veio da convivência com os pais, que lhe darão as bases para seu desenvolvimento. O tempo passa, e o bebê começa a entender que ele é um indivíduo separado da mãe, e que o mundo é muito maior do que ele sabia até então. Logo em seguida ele começa a entender o conceito do “outro”, e é dessa forma que começa o processo de socialização! Afinal, somos seres sociais!

 

Ao começar a interagir com outras crianças, seu filho começa a entender melhor a si mesmo. Começa a perceber quais são suas brincadeiras favoritas, consequentemente seus gostos e limites. É através do outro que a criança também aprende a lidar com frustrações e conflitos, e a entender valores como EMPATIA e ALTRUÍSMO e RESPEITO ao próximo. A criança aprende a não ser egoísta e entende que precisa partilhar. Entende que o outro pode pensar diferente dela, e dessa forma, pode se colocar no lugar do outro, também.

 

Na prática, não é tão fácil quanto parece, vide a cena de irmãos brigando pelo carrinho do hot wheels ou querendo o boneco do homem aranha no mesmo momento…A verdade é que tão importante quanto oferecer brincadeiras que ajudem no seu desenvolvimento, é ensinar aos filhos esses senso de comunidade e compartilhamento que serão partes importantes da formação do seu caráter. O educar é sempre mais trabalhoso, mas é recompensador. Esses traços do caráter é que que estão sendo moldados e serão extremamente importantes para a vida adulta.

 

Além de tudo isso a criança ainda tem a noção de comunidade! Conviver com outras crianças na escola, no condomínio, na praça, na vizinhança ou em casa faz com que a criança veja que faz parte de um todo, cria a sensação de pertencimento e afasta a sensação de solidão. Crianças se entendem, conversam, brincam, criam o senso de empatia uma pelas outras em sua convivência diária.
Que possamos despertar em nossos filhos o melhor deles e que eles possam construir amizades verdadeiras e que sempre os ajudem a crescer! E feliz dia do amigo, pois quem tem amigos, tem tudo!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)