O sono das crianças durante a quarentena: O que mudou?

O sono das crianças mudou durante a quarentena? Ou continua igual?

Só quem teve a oportunidade de fazer home office com os pequenos em casa sabe a loucura da maternidade na quarentena. As crianças têm energia de sobra, querem brincar, pular, ver Tv, mexer no computador dos pais enquanto eles trabalham…

É ou não é, pessoal? 

Mas essa situação também influencia no sono das crianças! Primeiro, vamos relembrar como funciona o ciclo do sono.

Para poder (sobre)viver, precisamos dormir. Para crianças mais velhas que já possuem o sono mais parecido com o de um adulto, o ritmo circadiano é essencial para a hora de dormir. Ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, se refere ao período de 24 horas na qual nosso ciclo biológico se baseia.

Ou seja, o ritmo circadiano induz o organismo a entender que durante o dia ele deve se manter desperto para as atividades, e durante a noite é hora de diminuir o ritmo e dormir. Este ciclo é influenciado por vários fatores como luz do dia, refeições, exercícios e até mesmo a temperatura.

Além disso, a exposição à luz do sol influencia o organismo na liberação de melatonina, um hormônio que desempenha um papel muito importante na indução do sono! Ou seja, quanto mais a exposição à luz durante o dia, maior o nível de melatonina no organismo durante a noite. Outros fatores como baixos níveis de atividade durante o dia, ansiedade e estresse também afetam negativamente o sono e sua qualidade.

Sabendo disso, podemos fazer algumas conclusões: durante este período de confinamento durante a pandemia, a exposição das crianças à luz do sol foi drasticamente reduzida, influenciando na liberação da melatonina. Durante o dia as atividades também diminuíram, afinal sair para brincar até mesmo no parquinho pode representar riscos a saúde, e dentro de casa, por mais que os pais sejam criativos e usem e abusem de ideias para entreter os pequenos, é inevitável que eles se tornam mais inativos.

O tempo diante das telas também aumentou! Muitos pais em home office precisam focar no trabalho, em cuidar da casa e dos pequenos, e a TV, vídeo game, celular ou tablet acabam sendo uma saída para distrair as crianças por algumas horinhas.

Consequentemente, toda essa nova rotina acaba influenciando o sono das crianças! Seja fazendo com que eles sintam sono mais tarde, ou queiram dormir durante o dia e ficar ativos de noite, dormindo por poucas horas ou ainda tendo uma qualidade ruim de sono.

Não é fácil, e não é culpa dos pais! A situação em si é atípica, algo que ninguém estava esperando ou se preparando. O que eu e tantos outros pediatras recomendam neste momento delicado é: O sono das crianças também deve ser uma prioridade para as famílias nesse período!

Para fazer do sono de seus filhos uma prioridade nesse momento que vivemos, veja o que é possível fazer:

  • Mantenha horários regulares de sono seguindo a rotina anterior à pandemia.
  • Invista na higiene do sono antes de dormir! Pode ser iniciada desde a hora do banho até a hora de deitar para ajudar o corpo e a mente a relaxarem e se prepararem para descansar.
  • Evite ao máximo dispositivos tecnológicos após o jantar ou próximo a hora de dormir. Isso ajuda o organismo a ir diminuindo a velocidade para a hora de dormir.
  • Procure manter os pequenos ativos durante o dia com vários tipos de atividades, e não somente em frente à TV ou “trancados” no quarto. Já fiz um post sobre isso, confira clicando AQUI para descobrir algumas dessas atividades que podem ser feitas em casa!
  • Se sua casa possui varanda ou quintal, incentive a criança a brincar diante da luz de manhã ou durante a tarde.
  • Converse com seus filhos sobre o que está acontecendo para ajudar a diminuir a ansiedade e estresse da situação.
 Tem tanto a se falar sobre o sono dos bebês e das crianças! Vem conferir alguns vídeos que já fiz sobre isso lá no canal do youtube da PEDIATRIA DESCOMPLICADA COM DRA. KELLY!

SONO SEGURO: https://bit.ly/3iKBq3K

RITMO DE SONO: https://bit.ly/2Yy1dTJ 

REGRESSÃO DO SONO: https://bit.ly/37gY5iG

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn