1 de julho – Dia da vacina BCG

Hoje é dia da vacina BCG! Aquela que deixa a marquinha no braço, sabem? 

Estamos falando de uma das primeiras vacinas aplicadas nos bebês, e uma das mais importantes. Isso porque ela protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar (pelo corpo todo) e a meningite tuberculosa.

Como hoje o dia é dedicado a conscientizar sobre a importância dessa vacina, vamos descomplicar as principais dúvidas que a rodeia!

Quando se deve tomar a vacina BCG?

Essa vacina pode ser tomada logo após o nascimento (preferencialmente nas 12 primeiras horas). Porém, para poder recebê-la, o bebê precisa pesar, pelo menos, 2kg!

Se, por algum motivo, a criança não foi vacinada nos primeiros dias de vida, pode tomá-la até os 5 anos de idade como uma vacina de rotina.

Existem contraindicações?

Apenas para imunodeprimidos e recém-nascidos com imunodepressão durante a gestação. Além desses casos, bebês prematuros com menos de 2kg também não podem tomar a vacina.

E se a vacina não deixar a marquinha no braço? Precisa tomar de novo?

Antigamente, a recomendação seria tomar novamente a vacina, porém, de acordo com a nova recomendação do Ministério da Saúde, não é necessário fazer uma nova aplicação nesse caso.

A marquinha, normalmente, costuma aparecer de 3 a 6 meses após a vacinação. Este é o tempo de cicatrização que causa aquela famosa marquinha.

Mas por que é tão importante tomar a vacina BCG? 

Por ser uma doença infectocontagiosa, a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Essa doença causa tosse seca, fraqueza e falta de apetite. Em casos mais graves, pode causar tosse com presença de sangue e problemas graves no pulmão.

Ou seja, se todos tomarem a vacina, as chances de transmissão para o bebezinho são quase nulas!

Existem reações vacinais específicas da BCG?

O mais comum é que a criança tenha uma inflamação (uma pequena úlcera) na área da aplicação da vacina, inflamação essa que dará origem a marquinha vermelha quando cicatrizada. Outras reações como secreções e sensibilidade ao redor do local de aplicação são comuns.

Caso os pais observem qualquer outra reação adversa, é importante procurar ajuda médica!

Seus filhos ainda não tomaram essa vacina? Procure o quanto antes um posto de saúde ou uma clínica para que seja feita a aplicação.

A vacina BCG é disponibilizada pelo Ministério da saúde e é administrada na maternidade, em postos de saúde, hospitais e clínicas particulares!

Se ficou com dúvidas, deixe nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn