Quer estimular seu bebê a falar?? Confira as dicas do post de hoje!
Nós, quando nos tornamos pais, ficamos ansiosos para diversos marcos na vida dos filhos, como a introdução de alimentos, os primeiros passos e as primeiras palavras!
Geralmente, o bebê começa a emitir sons parecidos com sílabas, como “ma” e “pa”, por volta de 6 meses de idade. Já as palavras completas costumam aparecer aos 12 meses, e as frases aos 3 anos.
Mas é possível estimular a fala de seu filho durante esse período de constante desenvolvimento com jogos e simples interações do dia a dia!
Confira abaixo 6 dicas especiais da Pediatria Descomplicada:
1. Converse com seu filho: Ainda que o bebê não entenda completamente o que você diz, é importante que os pais conversem muito com os seus filhos e demonstrem interesse quando ele estiver verbalizando algo. Essa recomendação se dá principalmente porque a compreensão é desenvolvida anteriormente à habilidade de falar.
Por isso, converse com o bebê sempre que possível! Ele aprenderá as primeiras palavras com você e com as pessoas mais próximas! Quando for trocar a fralda, fale o que está fazendo, como “hora de limpar a fralda suja”, ou quando for passear, apresente as árvores e os animais que estão a sua volta.
2. Conte histórias: Ler tem tantos benefícios! Sempre que possível, conte histórias. Imite o som dos personagens e acrescente gestos a imitação. Isso ajuda também a relacionar a palavra ao seu significado, por exemplo: o personagem está com fome? Que tal passar a mão na barriga enquanto imita a voz dele falando “fome”?!
Você também pode imitar o som dos elementos da história, como som de buzina, de chuva, etc.
3. Aposte em brinquedos que emitem sons: Você já deve ter visto um daqueles livros interativos com botões que emitem a voz dos personagens, certo? Então! Esse tipo de brinquedo é ótimo para estimular a fala.
E eles existem em vários formatos e tamanhos! Livros, carrinhos, pelúcias, bonecos… São tantos. Ao imitar a voz do personagem, animal ou objeto, a criança acaba atraída por aquele som e pode tentar imitá-lo ou associar o som ao seu significado! Além disso você mesmo pode imitar o som dos personagens, dos animais e objetos para ajudar no estímulo!
4. Cante sempre: É comprovado que a música causa diversas reações em nosso organismo. Desde a gestação, é comum que as mães cantem para os bebezinhos, e após o nascimento você pode manter esse costume!
A música tem diversos benefícios para o estímulo da linguagem oral, tais como as repetições e as rimas. Esses elementos ajudam na memorização das palavras. E você não precisa se limitar: pode cantar desde galinha pintadinha até baby shark! O importante é usar a criatividade.
5. Estimule pedidos: quando o bebê quiser algo, ainda que seja quase inconsciente oferecer a ele logo de cara, tente pedir para seu filho pronunciar aquilo que ele quer. É claro que ele não vai acertar de primeira, vamos com calma!
As primeiras palavras provavelmente soaram incompletas e embaralhadas, mas já é um ótimo começo! Sempre que for entregar um copo de água, por exemplo, fale “água” antes de entregar. Isso ajuda na associação, memorização e verbalização da palavra.
6. Evite falar palavras errado: É quase automático para nós falar com os bebês usando aquela voz fininha, engraçada e com algumas palavras pronunciadas de forma errada. Se identificou? Então! Muitos fonoaudiólogos recomendam evitar sempre que possível essa forma de falar.
O bebê vê os movimentos da sua boca, piscadas de olhos, sorrisos e aprende muito por observação. Portanto, o melhor é falar com boa entonação e de forma simples. Mas, bem, quem resiste a um “quenhé o bebezinho da mãe?”
Gostaram? Como está a fala do bebê por aí? Me conte nos comentários!
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW
Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).
Dra Kelly Marques Oliveira
CRM 145039
Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).