A asma tem cura?

A mãe me procurou porque sua filha tossia há meses, sem saber o motivo. Já havia passado em alguns médicos, no pronto socorro de um hospital conceituado, mas nada melhorava. Após avaliar a história clínica e exame físico, fiz a hipótese diagnóstica: ASMA. Expliquei aos pais, passei o tratamento correto, que a criança nunca havia feito. Os pais retornaram, dizendo: ela NUNCA mais tossiu. Nem sempre a tosse será asma, nem sempre será uma resposta tão rápida e eficiente… Mas o que quero destacar com isso? Fazemos muito pouco diagnóstico correto e tratamento. Tem tratamento! Procure ajuda de um alergista ou pneumo caso seu filho tenha sintomas assim.

A resposta da mãe: doutora, estou triste e feliz. Feliz que descobriu e ela está bem agora, triste porque demorou tanto para diagnosticar e ela ficou meses tossindo…

Não é psicológico! Investiguem, tratem…isso faz toda a diferença. 

 Vem ler o texto com mais informações!
A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns no mundo, juntamente com a rinite alérgica. Por se tratar de uma doença crônica, acarreta para a criança e para seus pais uma série de restrições que podem comprometer a qualidade de vida caso os sintomas não sejam contidos com o tratamento correto.⠀
Quais são os principais sintomas da asma, @pediatriadescomplicada? 
  • Tosse seca;⠀
  • Chiado no peito;⠀
  • Respiração curta e rápida;⠀
  • Dor no peito;⠀
  • Chiados no peito;⠀
  • Tosse persistente em geral noturna.⠀

Diversos fatores podem ser gatilhos para uma crise de asma, como mudanças bruscas na temperatura, fatores genéticos ou ambientais e até exercícios físicos. Para o tratamento e controle da doença, esses fatores são estudados normalmente pelo pediatra e, após essa análise, o diagnóstico é dado aos pais. Lembrando que a asma NÃO TEM CURA, MAS TEM TRATAMENTO! E o tratamento adequado permite que a pessoa com asma tenha uma vida normal, em que possa brincar, correr e fazer atividade física.

Procure um especialista que possa te ajudar!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn