fbpx

urso

Crianças e bebês podem usar álcool em gel?

Quem tem filhos em casa com certeza já deve ter se perguntado nesses tempos de pandemia se pode ou não pode usar álcool em gel para limpar as mãos dos bebês e crianças.

Pode ou não pode?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso do álcool em gel é indicado para crianças acima dos 3 anos de idade. Isso porque, embora apresente baixa toxidade, caso usado de maneira incorreta pode SIM representar riscos para a saúde do pequeno. Mas calma! Vamos entender seu uso correto. 😉

Além disso, bebês e crianças pequenas instintivamente levam a mão até a boca e podem acabar ingerindo o produto. Ainda que tenha um gosto ruim e a criança acabe afastando a mão da boca, ainda pode representar risco de intoxicação ou inalação do produto.

Porém, em contrapartida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de álcool em gel em todas as idades para prevenir a contaminação com o novo coronavírus.

Então pode ou não pode usar, Dra?

Sim, pode ser usado! Mas existem cuidados importantes que devem ser tomados.

No caso de recém-nascidos, por exemplo, que não exploram o chão e outros objetos com frequência, a higienização das mãos pode ser feita com água e sabão, mas se os pais sentirem necessidade, o álcool em gel pode ser aplicado pelos pais em pequena quantidade nas mãozinhas do bebê. Os pais ou responsáveis devem se atentar até que o produto seque para evitar contato com a face do bebê.

O importante nesse caso é que as mãos e objetos de quem for entrar em contato com o bebê estejam devidamente higienizados.

No caso de crianças um pouco maiores, o produto também não deve ser usado sem supervisão de um adulto e nem em grandes quantidades. A recomendação é higienizar as mãos e punhos até a altura do cotovelo com água corrente e sabão e, após esse passo. Quando não for possível a lavagem de mãos, fazer o uso do álcool em gel.

Vamos ver o passo a passo da lavagem correta das mãos com água e sabão?

É importante optar por um local com água limpa e corrente e usar uma quantidade de sabão para que a espuma cubra toda a superfície das mãos;

Dedique 15 a 20 segundos só no ato de esfregar as mãozinhas da criança e ensine-a como a higienização deve ser feita;

Não se esqueça de limpar o dorso, punho e entre os dedos!

Enxague e, caso o local seja de uso coletivo da família, prefira o uso de toalhas descartáveis para secar as mãos.

Se achar necessário, depois desse processo, coloque um pouquinho de álcool em gel na mão da criança e peça para ela espalhar. Fique de olho até que o produto seque para evitar que ela leve a mão na boca!

Você também pode acessar o vídeo no youtube com o passo a passo da lavagem das mãos clicando AQUI!

Outro risco do uso indevido ou excessivo de álcool em gel em crianças é o ressecamento da pele, descamação e coceira em casos de reação alérgica. Por isso é preferível usar um álcool em gel sem hidratantes, perfumes e cores, pois esses aditivos podem ser alergênicos, além do próprio álcool causar ressecamento das mãos.
Além disso, nunca deixar ao alcance de crianças, devido ao risco de queimaduras graves, por ser um produto altamente inflamável.

Você deve suspender o uso do produto caso note os seguintes sintomas em seu filho:

– Coceira;
– Vermelhidão na pele;
– Sonolência excessiva após uso do produto;
– Tontura;
– Respiração alterada após uso do produto.

Nesses casos, é importante procurar um pediatra ou alergista para que seja feita uma análise da situação e confirmação se trata-se ou não de um caso de alergia ao álcool em gel.

Vamos descomplicar o uso do álcool?

– O álcool em gel pode SIM ser usado, mas com cuidado e supervisão de um adulto sempre.
– É essencial manter a higiene das mãos dos pequenos e dos pais com água e sabão, além do álcool em gel.
– Não passe álcool em gel no rosto da criança!
– Em caso de sinais de alergia, procure um pediatra e suspenda o uso do produto.

Saiba mais através destes sites:

https://saude.gov.br/

https://www.sbp.com.br/

http://www.cff.org.br/userfiles/file/Guia-produ%C3%A7%C3%A3o-de-gel-antiss%C3%A9ptico-OMS.pdf

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public

NOTA DE ALERTA SBP: 22472e-NA_-_Agentes_Quimicos_desinfeccao_na_prevencao_COVID19

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)