Vamos falar do sono do bebê??
Para entender como funciona o sono dos bebezinhos que acabaram de vir ao mundo é preciso mergulhar de cabeça nesse assunto. Vamos lá?
É normal ter dúvida sobre isso já que o sono dos bebezinhos é irregular e não costuma ter uma rotina definida.
Os bebês recém-nascidos costumam dormir muito, cerca de 14 a 17 horas por dia, mas nunca de forma continua, e sim várias vezes por dia em intervalos mais ou menos regulares de períodos dormindo e acordado.
Os bebês após 3 meses mantém esse ciclo de sono e alimentação, mas estabelecem melhor a diferença entre o dia e a noite, ficando mais acordados durante o dia, e dormindo mais tempo a noite. Podem ocorrer despertares onde o bebê acorda e volta a dormir sem precisar mamar a noite, mas ainda há despertares em que há alimentação noturna, sendo normal para a idade.
Por isso, muitos pais ficam em dúvida se existe alguma forma de ajudar a estabelecer uma rotina de sono ou fazer com que o bebê durma por mais tempo sem tantos despertares. Se essa é sua dúvida, leia o post completo!
O mais comum é que os bebês durmam de 2 a 5 horas seguidas, e acordem para a amamentação, seja na parte da manhã, tarde ou madrugada.
Lembre-se: A rotina de sono de um adulto é completamente diferente da rotina de sono do bebê!
Dito isso, podemos afirmar que não existe fórmula secreta para fazer o bebezinho dormir a noite toda, como grande parte dos pais gostariam…
O que existe é a HIGIENE DO SONO, que não mais é do que uma série de hábitos que podem auxiliar na hora de dormir e melhorar a qualidade do sono do bebê.
No caso de recém-nascidos, o ritual para a hora de dormir não deve ser o mesmo de uma criança de 6 meses ou 1 ano, por exemplo. Nesse caso, a rotina de sono serve para mostrar para o bebê que está na hora de dormir. O bebê não sabe diferenciar o dia e a noite, por isso é tarefa dos pais ajudar com que ele consiga ajustar seu relógio biológico.
O bebê não sabe diferenciar o dia e a noite, por isso é tarefa dos pais ajudar com que ele consiga ajustar seu relógio biológico.
Durante o dia, por exemplo, o ambiente pode ser mais escuro e acolhedor, sem ser um escuro total como o da noite.Deixe os sons ambientes presentes também. De noite aposte em atividades calmantes como um banho morno, a massagem shantala (já fim um post sobre ela, e tem vídeo no canal do YouTube sobre ela! Clique AQUI para acessar) e um ambiente mais escuro e silencioso.
“É verdade que os recém-nascidos tem duas fases de sono, Dra?”
Sim! A fase do sono profundo, onde o corpo está em total relaxamento, a respiração tranquila e profunda, e o “sono ligeiro”, em que o bebê não está descansando totalmente a mente e o corpo. Despertar o bebê do sono ligeiro é muito mais fácil do que despertá-lo em sono profundo, o que pode ser incômodo e causar choro.
Vamos descomplicar a higiene do sono do bebê?
O que é preciso fazer, de forma resumida:
– Deixar notável a diferença entre o dia e a noite;
– Ao anoitecer, diminua o ritmo aos poucos
– Aposte em massagens relaxantes como a shantala e banho morno antes de colocar o bebê para dormir
– A amamentação também é importante, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, semore observando os sinais de fome dele. Isso é mais difícil em recém nascidos, mas pode começar a tentar a partir de 2 meses.
-Trabalhe na dissociação do peito com o sono, para que o bebê não acostume a dormir somente quando está mamando.
Conte aqui nos comentários como tem sido com você! 👇🏼
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW
Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).
Dra Kelly Marques Oliveira
CRM 145039
Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).