Meu bebê não gosta de tummy time, e agora?!

Alguém aqui lembra o que é TUMMY TIME?? Falamos sobre isso em alguns posts passados e a importância de praticar esse exercício com o bebê para ajudar no fortalecimento do pescoço.

Naqueles mesmos posts, muitas mães comentaram que seu bebezinho não gosta de praticar a tummy time, então vim dar algumas dicas para ajudar a tornar esse momento tão importante mais fácil, confortável e descomplicado!!

Para quem caiu de paraquedas nesse post e está se perguntando o que é Tummy Time, vamos rapidamente relembrar: é o tempo que reservamos para colocar o bebê de barriga para baixo (de bruços), exercitando assim a musculatura do pescoço e costas. Esse fortalecimento é extremamente necessário pois prepara o corpo do bebê para os próximos marcos de desenvolvimento, como sentar ou engatinhar.

De acordo com a Associação Americana de Pediatria, esse exercício pode ser incentivado logo que o bebê vai para casa após a maternidade, mas é uma escolha dos pais ou responsáveis definir quando iniciar.

“Dra. Kelly, meu bebê não gosta de ficar de bruços! O que devo fazer? Devo deixar mesmo assim?”

Apesar de essa ser uma das formas mais eficientes de fortalecimento do pescoço (e estimular a curiosidade, já que o bebezinho tenta levantar a cabeça para olhar ao redor quando está assim), existem outras formas de ajudar! Além disso, existem dicas para fazer o bebê se acostumar a ficar nessa posição aos poucos.

Vem comigo ver essas dicas abaixo!

✔Antes de iniciar o Tummy Time, é importante confirmar se a fralda está limpa! Isso torna o momento muito mais confortável e prazeroso. Procure também fazer o exercício quando o bebê não estiver com fome ou sono.

✔Evite praticar o exercício logo após o bebê ter se alimentado, espere cerca de 40 minutos. Essa recomendação é válida pois ficar de bruços com a barriga cheia pode ser extremamente desconfortável e favorecer o refluxo.

✔É importante que o bebê se sinta acompanhado nesse momento para sentir segurança em “explorar” os arredores com o olhar. Fique por perto, sempre visível, e tente incentivar brincadeiras nesse momento. Cante para ele, converse com o bebê, faça caretas engraçadas e coloque brinquedos ao seu alcance para estimular e entretê-los. Se quiser pode até mesmo se deitar ao lado dele e imitá-lo!

✔Escolha um local confortável, com uma superfície macia. Forre o chão com cobertores, almofadas ou opte pela prática na própria cama, com supervisão SEMPRE, é claro!! Mas lembre-se: o bebê não deve dormir de bruços!! Essa prática é recomendada quando ele estiver bem desperto.

✔Tente diferentes formas de tummy time: Que tal tentar colocar um travesseiro sob o peito do bebê? Ou posicioná-lo em cima da almofada de amamentação? São formas diferentes de deixá-los de bruços que podem ajudar a deixá-lo mais confortável. Observe a linguagem corporal do bebê e, se perceber que ele está desconfortável, tente uma nova posição.

✔Existem outras formas de exercitar os músculos do bebezinho caso a tummy time não esteja dando certo, como colocar o bebê em seu colo por 1 minuto de forma que ele deixe a cabeça firme sem precisar de apoio, ou colocar o bebê de pé por alguns segundos, segurando-o pelo tronco para que ele exercite a firmeza do pescoço!

Apesar das dicas, é importante lembrar que alguns bebês precisam de tempo para se acostumar com a tummy time! Pense que é algo novo, o bebezinho nunca precisou exercitar o corpo ou aqueles movimentos antes, então é preciso paciência!

Comece com alguns segundos por dia colocando o bebê de bruços e vá observando sua tolerância e se ele está confortável. Com o passar dos dias, você pode aumentar o tempo de prática para alguns minutos e algumas vezes por dia!

Me conte sua experiência com o tummy time aqui nos comentários, pessoal!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima