Gestantes e puérperas são grupo de risco pro COVID-19?

Até pouco tempo atrás gestantes e lactantes não eram incluídas no grupo de risco do novo coronavírus pois não havia estudos suficientes comprovando que essas mulheres fossem mais vulneráveis a doença. Porém, houve reconsideração desses grupos, uma vez que a gravidez leva a um estado de imunossupressão, que se estende ao puerpério imediato, além de carregarem um outro ser dependente dela e igualmente frágil. Pode-se considerar também que haveria maior risco de complocações após alguns relatos de puérperas falecerem em decorrência da doença. Dessa forma, o Ministério da Saúde e outras Sociedades representativas decidiram reconsiderar a situação e incluir gestantes e lactantes no grupo de risco.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, gestantes e puérperas são mais vulneráveis a infecções e, por isso, são colocadas no grupo de risco da gripe. Ainda que os estudos não sejam conclusivos em relação com coronavírus e gestantes, a infecção pelo novo coronavírus se assemelha em partes à infecção pelo vírus da gripe (H1N1) que pode ser letal para mulheres grávidas.  Além disso, estando no período da sazonalidade da gripe, uma infecção concomitante de COVID-19  e influenza poderia ser letal. 

O Ministério da Saúde ressalta que gestantes e puérperas precisam de cuidados redobrados e contínuos durante a pandemia, mas nada de pânico! As precauções recomendadas para evitar a contaminação com o novo vírus são as mesmas para todos, seguindo as normas de higiene e a permanência em casa sempre que possível, evitando visitas à maternidade e no período do puerpério (agora mais do que nunca!) 

Ainda está com dúvidas? Vou te ajudar! Abaixo separei algumas das principais dúvidas de gestantes e puérperas nesse momento de pandemia.

Confira abaixo quais são as perguntas e suas respectivas respostas, vem comigo!

 

“Devo continuar com o acompanhamento pré-natal durante a pandemia?”

Sim, com certeza! O pré-natal deve ser mantido normalmente, mas é claro, tomando todos os cuidados de higiene e evitando qualquer tipo de aglomeração. Todos os exames solicitados deverão ser feitos, assim como qualquer tipo de imunização necessária para a gestante ou puérpera.

“O bebê pode contrair o vírus através da amamentação?”

Não! Diversos estudos foram e ainda estão sendo realizados em relação a amamentação materna e o coronavírus, porém, até agora, não foi comprovado nenhum tipo de transmissão através do leite materno. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados na hora da amamentação, como a higienização das mãos antes de entrar em contato com o bebê e uso de máscara facial pela mãe durante a amamentação.

“Posso levar um acompanhante na hora do parto, Dra?”

Sim! De acordo com a Lei Nº 12.895, todas as gestantes têm direito de levar um acompanhante durante o acompanhamento obstétrico e no parto, desde que a pessoa escolhida não apresente sintomas do novo coronavírus. Fica a critério da gestante ou puérpera e seus familiares essa decisão, sempre levando em consideração a saúde da mãe e do bebê.

“Posso receber visitas após o nascimento do bebê?”

Em condições normais, as visitas ao recém-nascido devem ser limitadas ou até mesmo adiadas, nessa situação que vivemos então a recomendação é evitar visitas ao máximo! O bebezinho recém-nascido é muito vulnerável e possui um sistema imunológico totalmente imaturo, portanto todo cuidado é pouco nesse momento.

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários, pessoal! Até a próxima!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn