fbpx

urso

19 de Maio: Dia Nacional de Doação do Leite Humano – Qual a importância de doar?

Hoje é um dia muito especial, vocês sabiam? 19 de Maio é comemorado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano!

A Campanha de Doação de Leite Materno oficial do Ministério da Saúde iniciada nessa data tem como principais objetivos sensibilizar as mães lactantes, profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância da doação de leite materno.

Mas, Dra. Kelly, qual a importância dessa doação? Ela é realmente necessária?

Ela é sim necessária, e muito! Doar leite materno pode, literalmente, salvar vidas!

Cerca de 11% das crianças nascidas no Brasil são prematuras, abaixo do peso, estão internadas em UTI ou não podem ser alimentadas diretamente dos seios de sua mãe e precisam do leite doado por outras mães, afinal nenhum outro alimento no mundo é tão completo para o bebezinho quanto este!

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano (rBLH) do mundo, com mais de 200 bancos de leite distribuídos por todos os estados em território nacional, e muitos desses possuem até mesmo coleta domiciliar com todo conforto possível para a mãe doadora.

Um único litro de leite materno doado pode alimentar mais de 10 recém-nascidos por dia, você sabia? Isso equivale, aproximadamente, a 1ml de leite consumido pelo bebê a cada vez que ele for alimentado. Viu só como uma pequena quantidade de leite já faz toda a diferença? Muitas crianças são diariamente salvas e alimentadas com o leite dos bancos!

Dados do Ministério da Saúde revelam que o aleitamento com leite materno é capaz de diminuir em até 13% as taxas de mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis, como a fome por exemplo. Dessa forma, além de todos os benefícios que já citamos, também podemos ressaltar que essa é uma das formas de proteção mais econômicas e eficazes para ajudar a redução da mortalidade infantil!

E lembrando que, diferente do que muitas mães pensam, doar leite materno não provoca falta de leite para o próprio bebê! Muito pelo contrário, pode até mesmo estimular a produção!

Conseguiu entender a importância da doação do leite materno? Eu, como Consultora de Amamentação, Pediatra e mãe, recomendo sempre o aleitamento e amamentação! Por isso, se você tiver oportunidade após a situação de pandemia que vivemos, doe leite materno não somente durante as épocas de campanha, mas o ano todo!

Mais informações você pode conferir nos seguintes sites:

www.sjp.pr.gov.br

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doacaodeleite/

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)