fbpx

urso

Máscaras: pode ou não usar em crianças?

Máscaras: pode ou não usar em crianças? Vamos falar sobre o uso correto de máscaras?

Quem está acompanhando as notícias sobre o novo coronavírus já deve saber que o uso de máscaras agora é SIM recomendado para ajudar a diminuir os riscos de contaminação não somente por profissionais de saúde ou pessoas sintomáticas, mas sim sempre que houver necessidade de sair de casa, e isso inclui as crianças!

Porém existem recomendações muito importantes que devem ser seguidas no uso de tal proteção, principalmente no caso de crianças. Segundo o Centro norte-americano de controle e prevenção de doenças (CDC), o uso de máscaras NÃO DEVE SER FEITO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS.

“Mas Dra. Kelly, por que essa recomendação?”.

A máscara em menores de 2 anos NÃO deve ser usada por 2 motivos: ela só pode ser usada em pessoas que consigam  retirá-la sozinha em caso de necessidade. O primeiro motivo de não usar em bebês e crianças pequenas é o RISCO DE SUFOCAMENTO.  Bebês não devem usar pelo simples fato que podem sufocar com a máscara, e torna-se algo perigoso. O segundo motivo é porque crianças pequenas NÃO ENTENDEM PORQUE DEVEM USAR MÁSCARA. Elas brigam, não gostam, tentam tirar do rosto, ou acham uma brincadeira e acabam tirando, colocando na boca, colocando a mão na máscara e ela perde o seu propósito completamente, que é PROTEGER. Por isso, usar a máscara em crianças pequenas é ineficiente, e pode até aumentar o risco de contaminação!

Portanto, a melhor recomendação para crianças abaixo de 2 anos de idade é permanecer dentro de casa em segurança #fiqueemcasa. E se houver necessidade de sair, por exemplo, para tomar a vacina da gripe, ou ir a uma consulta, ou algum outro motivo ? Todos os cuidados devem ser tomados de forma a minimizar os riscos, como uso de álcool gel e lavagem constante de mãos, evitar tocar em objetos e superfícies.

O período de consulta ou vacinas deve ser minimizado ao máximo o contato com outras pessoas. Por exemplo, pode esperar no carro ou em área externa até o atendimento, solicitar vacina em domicílio ou agendada quando possível.

A vacina da gripe DEVE ser feita, e lembrando que ela protege contra INFLUENZA, e não contra o CORONAVÍRUS.

Mas é importante fazê-la, uma vez que uma infecção concomitante por ambos os vírus pode aumentar a gravidade do quadro. Para os maiores, instruir quanto ao uso correto da mesma é fundamental.

Não se deve tocar na máscara ao retirá-la. Caso seja de pano, lavar com água e sabão, para então a reutilizar, e caso seja descartável, descartar em lugar adequado.

No caso de crianças acima de 2 anos de idade, o uso de máscaras é sim recomendado, mas claro, sempre seguindo as recomendações e com o acompanhamento de um adulto. Mesmo crianças maiores de 2 anos devem usar corretamente, e caso tenham dificuldade em compreender o seu uso, deve-se considerar usá-la ou não.

E lembre-se: as máscaras são individuais, ou seja, não devem ser compartilhadas entre os integrantes da família, e devem se encaixar perfeitamente no rosto do indivíduo para garantir a eficácia da proteção.

Você pode conferir o documento oficial do CDC com tais recomendações através dos links:

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html/#COVID-19-and-Children

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/downloads/cloth-face-coverings-information.pdf

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/diy-cloth-face-coverings.html

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)