Cuidados com o umbigo do recém-nascido

O bebezinho nasceu e a mamãe já recebeu alta do hospital para cuidar do pequeno em casa e uma das principais preocupações é o umbigo: como limpar?

Calma, mamães: apesar de essa tarefa exigir muito cuidado, ela é bem simples de ser realizada e hoje vou compartilhar algumas dicas com vocês. Vamos lá?

Primeiro, saiba que a criança não sente nada quando você encosta no coto, mas é preciso manter esse pedacinho muito bem higienizado.

Então, vamos às dicas de como limpar o umbigo do bebê?

1- Higienize as mãos antes de começar a limpeza: a infecção é o principal risco que cerca o coto, por isso, antes de limpá-lo, lave bem as mãos, esfregando os punhos e unhas.

2- Higienize o coto a cada troca de fralda: manter a região limpa e seca é fundamental para uma boa cicatrização. Por isso, todas as vezes que você trocar a fralda do bebê limpe o coto também!

No entanto, é importante lembrar que antes de trocar a fralda, o coto precisa ser higienizado com um cotonete e álcool 70% em toda a extensão do umbigo. Lembre-se de levantar o umbigo com cuidado e limpar a região de baixo.

Durante o banho do bebê, use água e sabonete neutro.

3- Evite traumas: para isso, mamães, mantenha o coto dentro da fralda, mas tome cuidado para não o apertar.

4- Atente-se as alterações: sangramento, vermelhidão, secreções e inchaço são considerados normais quando acontecem traumas ou atritos com a roupa e fralda, mas se acontecer com frequência, procure seu pediatra.

Além disso, observe se ele apresenta cheiro forte e desagradável, pois pode ser sinal de infecção.

Depois que o coto cair é importante manter os cuidados, dra?

Sim! O coto umbilical cai em até 15 dias depois do nascimento do bebê, mas os cuidados devem continuar para garantir uma boa cicatrização.

E nada de colocar faixas, moedas ou pó e café no umbigo, já que isso pode causar graves infecções!

Está com dificuldades para cuidar do umbigo do bebê? Eu posso te ajudar! Agende uma consulta online pelo telefone ou whatsApp: (11) 5579-9090

Quer ainda mais dicas sobre como cuidar de seu bebezinho em todas as fases da vida? Venha fazer parte do curso BBDescomplicado! Pensando em te ajudar a descomplicar TODAS AS FASES da maternidade, criei o curso ara te ajudar a cuidar de seu bebezinho em cada etapa de seu desenvolvimento até seus 2 anos de idade! Lembrando que as inscrições para o curso se encerram hoje! Corre que ainda dá tempo, acesse: http://bkp.pediatriadescomplicada.com.br/bbdescomplicado/curso/

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn