fbpx

urso

Tosse: quando levar ao pediatra?

Esse é um assunto que costuma deixar muitas mamães arrepiadas. Estou certa?  Isso porque, a tosse costumava avisar que o pequeno vai ficar doentinho e que as noites de sono poderão ser prejudicadas. Porém, após a pandemia do novo coronavírus, a tosse passa a trazer uma preocupação maior ainda!

A boa notícia é que a tosse é considerada um mecanismo de proteção do organismo, o que costuma ser bom, já que ela dá sinais de que a saúde da criança não está bem.

E quando é preciso levar a criança ao pediatra, Dra.?

Os episódios mais curtinhos e isolados de tosse precisam ser observados com atenção, pois mesmo isolados podem ser sintomas de infeção por covid-19. É muito importante se atentar e investigar junto com o especialista, ainda mais caso ela se manifeste com outros sintomas, como:

– Febre alta.

– Vômito.

– Falta de ar.

– Mal-estar.

– Chiado no peito.

– Falta de apetite.

Nestes casos, é importante levar a criança até um pediatra, ou solicitar uma consulta por temeledicina, para que ele avalie se a infecção evoluiu para os brônquios e pulmões, ou até mesmo identificar um caso suspeito de Covid-19.

A duração da tosse pode indicar algum problema, Dra.?

Pode sim! Antes da coronavírus, até 14 dias, a tosse era considerada normal, principalmente em casos de resfriado. Porém, mesmo que isolada, a tosse precisa ser observada com muita atenção!

As mamães e papais não precisam entrar em pânico ao primeiro sinal de uma tosse, ainda mais se todos na família estiverem seguindo as medidas de proteção. Ainda assim, é importante que tenhamos ainda mais atenção nesse momento e evitemos ao máximo expor nossas crianças e bebês ao perigo!

 Caso a criança apresente qualquer sinal se alerta ou haja dúvidas quanto ao estado geral da criança, procure o médico para que seja avaliado.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)