fbpx

urso

Freio Lingual, você sabê o que é isso?

Todos os dias me deparo com casos no consultório relacionados à amamentação e freio curto lingual. Dificuldade na amamentação, dor para amamentar, mamilos machucados, pega rasa, estalos para mamar, engasgos frequentes, bebê que não ganha peso…Os cenários são diversos, e pode impactar de diferentes maneiras.

O freio lingual é algo que pode impactar, e muito, a amamentação. Engana-se quem não acha. Claro que pode ser em maior ou menor grau, mas muitas vezes um bebê que não ganha peso, ou aquela dor no mamilo que se prolonga por meses pode ser devido ao freio lingual. Identificamos mais o freio lingual hoje simplesmente porque agora estamos procurando causas para as dificuldades de amamentação que podem não resolver somente com pega e posicionamento corretos. E também porque a amamentação está cada vez mais sendo considerada como importante para a saúde do bebê e da mamãe como um todo, ainda bem!

A língua é um órgão importantíssimo na amamentação, na alimentação e na fala. Para o bebê ele precisa fazer o movimento complexo de abaixamento, extensão, elevação e ondulação da língua. Com a língua presa, o movimento não pode ser feito de forma eficaz, o posicionamento da língua no mamilo fica incorreto, podendo causar lesão no mamilo.

Ah doutora, mas como ninguém falava nisso antes? Na década de 70 houve o boom de fórmulas infantis e infelizmente a importância da amamentação ficou apagada pelo marketing da indústria. Afinal, amamentar era importante, mas na primeira dificuldade o profissional de saúde já indicava a fórmula infantil como solução para todos os problemas.

Políticas públicas se voltaram para a importância da amamentação, com milhares de estudos comprovando sua importância no desenvolvimento da criança e menor risco de doenças. Já existem estudos que comprovam inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, não somente a curto prazo, mas para o resto da vida!

Com a maior preocupação e importância dadas à amamentação, novamente voltamos a falar nesse tal de freio lingual. Então vamos falar sobre ele!

O que é freio lingual curto? (ou língua presa do bebê?)

A anquiloglossia ou língua presa nada mais é do que o remanescente embriológico de um tecido que fica abaixo da língua, o frênulo lingual, e que não desaparece completamente, deixando a língua literalmente “presa” ao assoalho da boca.

Por que o freio lingual atrapalha a amamentação?

O lábio superior também pode ter um frênulo, que também impede que o lábio superior fique evertido ao fazer a pega no peito. Ambas essas condições podem dificultar (e muito) a amamentação, levar a dor que pode se tornar insuportável e até ao desmame precoce.

Como posso saber se meu bebê tem língua presa?

A avaliação de anquiloglossia deve ser feita por um profissional habilitado, que tenha experiência em amamentação. Profissionais certificados, como Consultores Internacionais de Amamentação (IBCLC) tem experiência em diagnosticar, pediatras especialistas em amamentação, fonoaudiólogos com experiência em amamentação e dentistas com experiência na área podem fazer essa avaliação completa. Se você está com dificuldades para amamentar, tem dor e fissura mamilar que não cicatriza, desde o início da amamentação, seu bebê tem dificuldade em ganhar peso, refluxo, cólicas ou gases que você considera além do “normal”, procure ajuda!

O que fazer uma vez identificado a língua presa do bebê?

Existe um procedimento para correção da Anquiloglossia chamado Frenotomia. Consiste num procedimento simples e seguro, no qual é feito um pequeno corte no freio da língua, e a língua é desprendida do freio. Os riscos de complicações são praticamente inexistentes, e muitas vezes o alívio da dor para amamentar, imediato. Pode ser feito por profissional médico ou dentista habilitado.

Se se bebê tem poucos dias de vida e a dor para amamentar parece fora do comum, ou você está com dificuldade/ dor para amamentar apesar de já ter passado esses primeiros meses, procure um especialista.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)