fbpx

urso

Meu bebê não ganha peso! E agora?

Esse é um assunto que costuma deixar você bem preocupada, não é verdade? Sei disso, pois durante as consultas sempre escuto relatos de que bebê nasceu com um determinado peso e agora emagreceu ou deixou de ganhar peso.
.
Por isso, hoje vou explicar o motivo de isso acontecer: primeiramente, saiba que é esperado que todo bebê perca até 10% do peso logo nos primeiros dias após nascimento. Isso ocorre pois o bebê estava recebendo nutrientes pela placenta, e passa a se alimentar de outra forma, totalmente nova para ele! Além disso há perda de líquido esperada, devido às eliminações fisiológicas, como xixi e cocô. O bebê também pode estar com edema (inchado), principalmente se a mãe recebeu líquidos no intraparto, como como soro ou ocitocina.
.
Nos primeiros dias após o nascimento, o pequeno pode perder de 6% a 10% do peso inicial. Além disso, é preciso olhar com mais calma e considerar que o ele está em fase de adaptação: está em um novo ambiente.
.
Ainda assim, lembre-se que o tempo que a mãe leva para produzir leite e a aprendizagem dele em sugar da maneira certa, precisa ser considerado.
.
Por isso, é normal que o pequeno recupere o peso entre o 10º e 14º dia de vida e ganhe em média 20 a 30 gramas no primeiro mês, noo segundo ganhe em média 20 a 25 gramas por dia e no terceiro mês de vida ganhe em média 20 gramas dia.
.
Depois disso, até o sexto mês, ganhara em média 15 gramas por dia. Entre o 4° e 5º mês, é esperado que ele dobre de peso, relativo ao peso de nascimento.
.
Dra., e se esse tempo já passou, mas o bebê não ganha peso, ou ganha menos peso que o esperado?
.
Neste caso, pode ser que ele tenha outros problemas em relação à amamentação. Veja:
.
– Não conseguir pegar o seio corretamente. A pega incorreta pode ser um dos inúmeros fatores, como pega e posição incorretas, freio lingual curto, disfunção motoral oral do bebê, etc.
.
– Ingurgitamento mamário: quando os seios ficam doloridos e duros, isso é extremamente comum nos primeiros dias de vida do bebê, usualmente no terceiro dia, quando acontece a apojadura, que é a descida do leite.
.
– Mãe que produz pouco leite: não existe leite fraco, mas a mamãe pode estar produzindo pouca quantidade de leite. Isso pode ser devido a ineficiência da sucção do bebê, por língua presa, ou disfunção motoral oral, baixa transferência de leite, estresse materno ou depressão perinatal, mãe com alguma cirurgia na mama que reduza a quantidade de glandula mamária, um processo infeccioso na mama, como a mastite.
.
– Bebê com língua presa: bebê não consegue fazer a pega correta no seio, levando à pega incorreta. O freio lingual muda a mecânica da mamada fazendo com que essa seja por vezes extremamente dolorosa. Pode levar a fissuras mamilares que não cicatrizam, ou mesmo nenhuma lesão mamilar, mas uma dor absurda devido a pressão que o bebê faz para abocanhar o seio.
.
– Bebê com alguma infecção oculta: por exemplo infecção urinária ou infecção perinatal. O bebê pode não ter muitos sintomas e mesmo assim estar com a infecção, por isso converse com seu médico.
.
– Bebê com alguma doença: por exemplo alergia alimentar, uma reação adversa a determinado tipo de alimento, ou seja, uma reação exagerada do sistema imunológico após a ingestão de certo alimento, ou doença do refluxo gastroesofágico, quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago, muitas vezes chegando até a boca e causando do que chamamos de “gorfo” nos bebês.

Então, o que fazer se o bebê não ganhar peso?
.
É importante que as consultas com o pediatra estejam acontecendo conforme o recomendado.
.
Desde forma, o especialista irá fazer a checagem para verificar a curva de desenvolvimento do bebê e fará um diagnóstico mais preciso para saber a causa desta complicação e ajuda-lo a mamar adequadamente, ou fazer o diagnóstico correto do que pode estar causando o baixo ganho de peso do bebê.
.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu! 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)