Seu bebê tem cólica? Confira dicas!

Ai as cólicas… elas causam muita dor na barriguinha do bebê e deixam os pais agoniados, já que o bebê geme, chora e faz várias caretas. Mas, hoje vou ensinar para vocês como aliviar a cólica do bebezinho.

– Faça massagem na barriga: acaricie a barriguinha do bebê quando você perceber o desconforto.

Para isso, com as mãos em concha, deslize uma de cada vez pela barriga, partindo da base das costelas em direção ao púbis.

Também vale exercitar o bebê, e essa é uma técnica usada há muito tempo: coloque o bebê deitado e dobre os joelhos dele devagar, de modo que as coxas pressionem levemente a barriga.

Depois, estenda as pernas e recomece como se estivesse pedalando. Isso pode ser feito várias vezes ao dia e não apenas quando há dor.

– Dê um banho morno e relaxante: regule a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC. Neste momento, vale colocar uma música baixinha, cantar ou conversar com o pequeno, para que ele fique mais tranquilo. Use o balde de ofurô para dar o banho, dessa forma o balde simula o útero, e o bebê acha que voltou para a barriga da mamãe. Minha filha amava esse momento! O bebê costuma relaxar e curtir muito. .
– Pele a pele: coloque o bebê deitado de bruços sobre o peito do papai ou da mamãe, pois assim ele consegue eliminar mais facilmente os gases que incomodam e agravam a cólica.

Uma dica é aquecer o quarto, tirar sua blusa e deixar o bebê só de fralda. Assim o contato com a pele aconchega, aquece e o cheiro da mãe ou do pai transmite calma e segurança. É tudo de bom!

– Ofereça o peito: a maioria dos bebês se acalma ao receber leite materno. Isso acontece, pois a sucção, além de alimentar o bebê, também o relaxa, e é uma fonte de satisfação, ajudando a amenizar a cólica. Na amamentação há liberação de ocitocina pela mãe e pelo bebê, que é o hormônio do prazer e da satisfação.

– Controle sua alimentação: se você amamenta o bebê com leite materno, sua alimentação faz toda a diferença. Por isso, diminua o consumo de alimentos industrializados, com corantes, conservantes e estabilizantes, que dificultam a digestão da criança. Coma comida de verdade!

O que você costuma fazer para aliviar as cólicas do pequeno? Conte aqui nos comentários!

Inscreva-se na Semana do BB Descomplicado totalmente ONLINE e GRATUITA e chama uma amiga! Do dia 27 de abril a 4 de maio! Não perca essa chance!  👉🏼 https://bit.ly/39Zr5v4

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu! 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn