Os desafios da amamentação continuam todos os dias e isso não importa se o mundo parou ou se a loucura do dia a dia continua.
Dentre tantos desafios, não é raro encontrar alguma mamãe que pense que parou de fabricar leite.
A produção de leite pode sim ser afetada, seja por algum problema de saúde ou pela falta de estímulos mesmo.
Vale lembrar que a sucção regular e adequada do bebezinho é muito importante, pois o leite é produzido a partir dessa demanda.
No entanto, existem outras técnicas que podem auxiliar na produção de leite. Vamos ver?
1- Observe se a pega está correta: Você sabia que o modo como o bebê mama ajuda o corpo a produzir mais leite?
A maneira certa é abocanhar a aréola toda, ao invés de pegar o bico e chupar. Quando o pequeno pega a mama de forma errada, a produção cai, além da mamãe se machucar e do bebezinho não receber a quantidade certa.
2- Amamente em demanda livre: Dar de mamar sempre que o bebê pedir, sem estabelecer horários, é o melhor método para aumentar a lactação, além de o pequeno ficar bem nutrido.
No entanto, se você usa bomba para retirar o leite, faça o procedimento a cada três horas.
3- Descanse: Estresse e ansiedade prejudicam a amamentação, por isso, descanse entre as mamadas.
4- Tome mais água: É importante repor o líquido perdido na amamentação, por isso, o ideal é tomar um litro a mais de água.
5- Considere ordenhar o leite: entre os períodos ou após a amamentação, faça a ordenha. Isso ajudará a estimular a produção de leite.
Uma boa dica é usar o power pump, uma bomba que a mãe usar para simular um pico de crescimento do bebê, ou saltos de desenvolvimento.
Entretanto, é preciso que ela crie uma rotina de ordenha para estimular ainda mais a produção de leite materno.
Dúvidas? Deixe nos comentários!
Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu!
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.
Um bjo,
Dra Kelly Marques Oliveira
Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).
Dra Kelly Marques Oliveira
CRM 145039
Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007