Curva do Crescimento

Oi, mamães e papais! Vocês já ouviram falar sobre a curva do crescimento?
.
Separei este tema para explicar o que é a curva de crescimento, como ela é feita e qual sua importância para o bebê.
.
A curva de crescimento do bebê é um padrão internacional que foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de acompanhar o crescimento e a nutrição das crianças em todos os meses.
.
Para isso, são feitos cálculos a partir da idade do bebezinho, peso, altura e perímetro da cabecinha. É importante saber que esses parâmetros são padronizados, por isso, crianças de qualquer lugar do país podem realizar essa avaliação, desde que feita por um profissional qualificado.
.
Mas, é válido registrar que as curvas entre meninas e meninos são distintas, já que eles apresentam padrões diferentes de crescimento. Então, nada de comparar uma criança com outra sem auxílio profissional!
.
Qual a importância da curva de crescimento, dra. Kelly?
.
Ela faz parte do atendimento de rotina das crianças ao pediatra, independente do motivo da visita.
.
A função desse procedimento é indicar para outros profissionais da área, como a saúde do seu filho está, quando os pediatras usam os dados para comparado com outras crianças da mesma idade e gênero, a fim de chegar a um diagnóstico, por exemplo.
.
Além disso, elas ajudam o especialista a acompanhar o padrão de crescimento e peso da criança dentro de um determinado tempo.
.
Por quanto tempo esse procedimento deve ser feito?
.
Até que o pequeno complete três anos, a curva da circunferência da cabeça deve ser realizada para verificar o desenvolvimento cerebral e observar se as alterações de tamanho, com base em outros registros, podem indicar problemas de saúde.
.
No entanto, vale saber que cada criança tem uma curva de crescimento e que nem sempre um padrão diferente significa um problema, por este motivo, somente um especialista pode explicar os resultados obtidos.
.
A curva de crescimento pode ser usada para muitos fatores, inclusive para detectar problemas de saúde, como a obesidade, umas das principais preocupações e podem causar grandes impactos tanto na infância quando na vida adulta.
.
O ganho de peso acima do normal pode alertar aos pais sobre uma dieta ou rotina de atividade física inadequada e também é um dos motivos pelo qual o pediatra e os pais da criança usam a curva de crescimento, já que ela pode auxiliar a uma nova rotina de alimentação ou até mesmo alterar o intervalo entre as refeições dos pequenos.
.
Diagnóstico de doenças
.
A curva de crescimento também fornece informações para que o pediatra faça o diagnóstico de algumas doenças, desde que contextualize com o estado geral da criança, ambiente e questões genéticas, como:
.
– A criança está alcançando as etapas de desenvolvimento?
– Quais são os sinais de que ela não está saudável?
– Qual o peso e altura de seus irmãos?
– Nasceu prematuro?
.
Meninas e meninos
.
Se comparados, meninas e meninos são diferentes em vários aspectos, inclusive no ganho de peso e no crescimento, já que isso acontece em velocidades e idades distintas, mas que podem ser analisados com a curva do crescimento.
.
No entanto, mamães e papais, ressalto que não existe um número ideal, pois as crianças apresentam formas e tamanhos diferentes umas das outras. Um bebê com percentil 5º, por exemplo, pode ser tão saudável quanto um com percentil 95º, da mesma idade e gênero, mas
.
Por isso, durante as consultas, sempre destaco a importância de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil desde o nascimento.
.
Esse procedimento é uma estratégia simples, mas muito importante para a criança e sua família.
.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu! 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima