Queda de cabelo no pós-parto é normal??

A gestação acabou, o bebezinho nasceu e seu cabelo começou a cair? Será que isso é normal? Qual a relação dessa queda capilar com o pós-parto?
.
Vamos por partes, mamães. Primeiro: saiba que essa queda capilar é NORMAL, e até esperada! Continue lendo para entender porque isso ocorre.
.
Durante a gestação, diversas alterações hormonais acontecem para adaptar o organismo da mãe ao bebezinho. Os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio, são produzidos em maior quantidade, afetando positivamente a saúde capilar e deixando os cabelos em constante “fase de crescimento”. Essa “bomba” hormonal que atinge os fios impede que a quantidade normal de cabelo caia (cerca de 50 a 100 fios por dia) e o torna mais firme, brilhoso e com hastes mais grossas.
.
Após o nascimento do bebê, tais níveis hormonais antes produzidos em grande quantidade caem bruscamente, causando o que chamamos de eflúvio telógeno pós parto, que nada mais é do que a queda capilar após o parto. Todos aqueles fios que foram mantidos durante a gestação devido à grande concentração de hormônios está finalmente caindo.
.
Essa situação pode se estender por cerca de 4 a 6 meses após o parto, e finalmente começa a retornar ao normal quando os hormônios começam a se reequilibrar no organismo da mulher.
.
Existe tratamento para esse problema, Dra?
.
Não se desespere! Como eu disse, é uma situação completamente normal, ainda que cause certa preocupação em muitas mães, por isso não exige tratamento específico. Porém existem certos fatores e práticas que pode sim ajudar sua saúde como um todo, refletindo também na saúde do cabelo. São elas:
.
– Prefira uma alimentação saudável e equilibrada: não é segredo para ninguém que investir em uma alimentação saudável é benéfico para o corpo inteiro. Consuma alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes e proteína. O importante é variar na hora de fazer o prato!
.
– Lembre-se de tomar sol: você sabia que a falta de vitamina D no organismo pode intensificar a queda capilar? Isso não só no pós-parto, mas em qualquer fase da vida! Por isso, aproveite para tomar sol junto de seu bebezinho nos horários mais indicados do dia (antes das 10h e depois das 16), sempre lembrando do protetor solar.
.
– Evite procedimentos químicos no cabelo durante esse período: como seus fios já estarão mais fragilizados, o ideal é evitar procedimentos químicos no pós-parto. Essa recomendação também é válida para a amamentação, afinal alguns componentes químicos podem afetar a saúde do bebê. Inclusive, o que acham de um post sobre isso logo, logo?
.
– Se hidrate com frequência: beber água é sempre muito importante para manter a hidratação em dia, e durante o período de amamentação a mãe precisa beber ainda mais água para repor a quantidade usada na produção do leite materno. Não se esqueça de sempre deixar um copo ou garrafinha pessoal por perto!
.
– Procure dormir 8 horas por noite: é fácil falar, mas a prática é bem mais complicada nos primeiros meses de vida do bebê. O sono é irregular, os choros as vezes duram a madrugada inteira, o bebê dorme às 3 da manhã e acorda às 5… Sei bem que é difícil, mas, quando for possível, procure dormir bastante para repor as energias do corpo e fazer com que você se sinta renovada!
.
– Converse com seu médico sobre a necessidade de tomar um complexo vitamínico: sabemos que os primeiros meses não são fáceis e fica muito difícil manter a alimentação e as horas de sono em dia, por isso, se for de sua preferência, converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar um complemento vitamínico para ajudar no reequilíbrio do organismo.
.
Dúvidas? Deixe nos comentários!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: https://bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu! 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima