fbpx

urso

Seus filhos estão afastados da escola? Descubra como entretê-los!

Com a suspensão das aulas decorrente da atual pandemia do novo coronavírus, muitos pais que estão em quarentena ou isolamento enfrentam um desafio: entreter as crianças enquanto trabalham remotamente sem que ninguém acabe ficando doidinho da cabeça.

Crianças tem muita energia, isso é fato, e a quebra da rotina até então diária para os pequenos pode causar um grande impacto em suas vidas. Eles podem acabar ficando mais sensíveis, mais carentes, cobrar mais atenção e se cansar mais rapidamente das atividades. Isso ocorre porque a criança não sabe lidar muito bem com a situação e não entende completamente o que está acontecendo. Se para muitos adultos está difícil passar por esse momento delicado, imagine para os pequenos?

Por isso, para ajudar a entreter os pequenos e fazer com que esse período seja divertido, educativo e para que o desenvolvimento não se perca, separei no post de hoje diversas dicas, atividades e brincadeiras para que os pequenos não se sintam entediados ou estressados com a situação!

Confira:

CAÇA AO TESOURO: É uma brincadeira relativamente simples, muito divertida e pode entreter a criança por muito tempo. Pode ser feita em família ou sozinho, o segredo é usar a criatividade. Caso seu filho já saiba ler, espalhe pistas pela casa para facilitar a busca do tesouro. Caso seu filho seja pequeno, dê dicas verbais por exemplo “está esfriando” ou “está esquentando”, tenho certeza de que todos vão se divertir muito!

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Ler é sempre um ótimo passatempo para todas as idades! Ler é divertido e educativo, propicia momentos especiais em que a criança usa a imaginação e a criatividade, além de ajudar no desenvolvimento. Você pode optar por livros que contenham muitas imagens coloridas e chamativas caso seu filho seja mais novo, com interação como fantoches, partes de abre e fecha e lugares para apertar e encaixar. Ou livros com contos curtos ou historinhas caso seu filho seja mais velho, com desenhos e figuras. E você sempre pode ler para ele também! Imite as vozes dos personagens, faça caretas, repita as palavras para seu filho aprender!

Aliás, esse mês e o mês de abril, por conta da quarentena, teremos uma mega promoção do nosso livro Legumiques e Verduriques: Descomplicando a Seletividade Alimentar! Use o cupom #MELHOREMCASA para obter 30% off! Essa promoção durará no mês de março e abril, não perca! 

HORA DE DESENHAR: Todo mundo sabe desenhar! Seja um círculo, um boneco de palitinhos, um monte de rabiscos ou uma obra de arte, desenhar sempre ajuda a aliviar o estresse de crianças e adultos. Faça com que seu filho conheça diferentes materiais: lápis de cor, giz de cera, canetinhas e até mesmo tintas laváveis. Proponha desafios como fazer um autorretrato, desenhar um amiguinho, desenhar os pais ou o bicho de estimação. Seja criativo nesse quesito também!

BRINCADEIRA COM MASSINHA: Você tem massinha em casa? Ótimo! Os pequenos adoram brincar com massinha, a textura é divertida e permite ativar o campo sensorial da criança e seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, a massinha permite que o pequeno use a criatividade para criar diferentes formatos, misturar cores para criar uma nova e até mesmo escrever o próprio nome usando letras de massinha.

TEATRO DE FANTOCHES: Já tentou fazer um? Você pode usar meias velhas, por exemplo, para criar diferentes personagens e pedir ajuda de seu filho para personalizá-los! Depois é só criar uma historinha divertida e brincar com os pequenos! Criar diferentes vozes para os personagens é uma ótima ideia. E que tal criar um palco para os personagens usando uma caixa de papelão? É só recortar uma das partes para fazer uma “janela” e pronto!

MÃO NA MÃO E PÉ COM PÉ: Não é uma brincadeira tão conhecida, mas é muito divertida! Pegue um grande lençol velho ou papelão grande, passe tinta nas mãos e pés do pequeno e deixe que ele faça várias marcas pelo lençol. Depois deixe secar completamente e é só começar a brincadeira! A missão é colocar a mão na marca da mão, e pé na marca de pé sem sair de cima do lençol! Criativo, não?

CUIDANDO DAS PLANTINHAS: Você tem plantas e flores caseiras? Por que não deixar que seu filho ajude a cuidar delas? Isso além de ser divertido e firmar os laços entre a criança e os pais, faz com que ela crie um vínculo com a natureza e com o ato de cuidar. Peça para que seu filho regue as plantinhas ou coloque os vasos pequenos no sol, é uma ótima ideia! Ele pode também ajudar a redecorar os vasos pela casa ou a plantar sementes caso você já tenha alguma em casa. Se você tiver um quintal maior, que tal fazer uma horta?

Tem muitas outras atividades e brincadeiras, mas o post ficaria imenso! Posso deixar para uma próxima vez, o que acham?

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)