fbpx

urso

Socorro, Dra. Kelly, acho que estamos no meio de um salto de desenvolvimento!

Seu bebê está acordando mais vezes do que o normal durante a noite? Está chorando mais do que o de costume? De uma hora para outra o bebê que até então era quietinho começou a ficar agitado? Não está se alimentando como antes?

Pode ser que ele esteja passando por um SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Já falamos muitas vezes aqui na página sobre os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento, se lembram? Você pode clicar AQUI se quiser saber mais. Inclusive sempre mostro no instagram como está sendo minha experiência pessoal vivendo os saltos e picos com minha Estherzinha, então não perca! Me siga: @pediatriadescomplicada!

“Dra, o que são esses saltos?”

Para entender melhor, é preciso saber como funciona o crescimento e desenvolvimento mental e motor do bebezinho.

O crescimento dos bebês não se dá de forma contínua, um pouquinho a cada dia. Existem algumas fases e períodos específicos em que as habilidades do bebê se desenvolvem mais fortemente, como um estirão repentino de crescimento e compreensão de que ele pode, agora, fazer determinadas coisas.

Normalmente os saltos ocorrem quando o bebê adquire uma nova habilidade, como rir, engatinhar ou se sentar sozinho, e seu corpo ainda não teve tempo de se adaptar as novas mudanças. Por isso, é comum que ele fique inquieto, mais sensível que o normal e acorde várias vezes durante a noite. É um período completamente normal e necessário para o desenvolvimento do bebezinho, em que ele vive intensamente as novas conquistas e experiências.

Para os pais, normalmente esses períodos são muito exaustivos. A rotina antes ainda não tão bem estabelecida ficará ainda mais bagunçada, serão poucas horas de sono, muitas dúvidas e inseguranças, mas eu te garanto: vai passar. Depois virão outros saltos, alguns mais intensos, outros menos, o importante é saber que vai passar e tudo ficará bem!

Mas lembre-se: nem todos os bebês apresentam os sintomas típicos dos saltos! Se este for o caso, não se preocupe. O importante é sempre manter as consultas com o pediatra frequentes para garantir que o desenvolvimento do bebezinho esteja indo bem.

“Socorro, Dra! Estamos vivendo um salto aqui em casa e não sabemos mais o que fazer!”

Vamos com calma! Os saltos são muito comuns no primeiro ano de vida do bebê e ocorrem diversas vezes. Alguns vão durar dias, outros semanas, por isso é preciso estar pronto para quando acontecer. Não adianta se desesperar! A dica mais importante nesses momentos é: tenha PACIÊNCIA!

Lembre-se sempre que o bebezinho não tem culpa de estar passando por estas fases, faz parte de seu desenvolvimento e crescimento. Tenha calma, paciência e seja compreensivo. Faça o que estiver ao seu alcance para acalmar o bebê, dê muito amor, colo e carinho. Tenha em mente que após o salto, o bebê voltará ao normal e terá superado um obstáculo, além de ter aprendido uma nova habilidade e estar realizado com a novidade.

Por isso, se você estiver passando por um salto de desenvolvimento, não se desespere, ok?

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)