Estômago do recém-nascido X Quantidade de leite

Você já parou para pensar em qual é o tamanho do estomago do seu bebezinho logo após o nascimento? É o tamanho desse órgão que vai definir a quantidade de leite que ele vai beber!

Muitas mães, ao realizarem as primeiras amamentações, ficam em dúvida sobre quando o bebê está realmente saciado. Essa dúvida se dá, principalmente, pois muitas não sabem o verdadeiro tamanho do estomago de um bebê recém-nascido e acreditam que o leite produzido não foi suficiente para alimentar o pequeno, principalmente o colostro.

Para entender melhor a relação do tamanho do estomago com a quantidade de leite recomendada, separei abaixo algumas informações que vão te ajudar, mamães! Confiram:

1° DIA DE VIDA: O estomago do bebê é do tamanho de uma cereja e comporta, aproximadamente, de 5 a 7 ml de leite.

3° DIA DE VIDA: O estomago já se desenvolveu mais e agora é do tamanho de uma noz. Nessa fase, a quantidade de leite comportada é, aproximadamente, de 22 a 27 ml de leite.

1° SEMANA DE VIDA: Já ouviu falar de damasco? O estomago do bebezinho após uma semana do nascimento é do tamanho dessa fruta e comporta, aproximadamente, 45 a 60 ml de leite.

1 MÊS DE VIDA: Agora ficou fácil fazer a comparação! Com um mês o estomago é do tamanho de um ovo e comporta, aproximadamente, 80 a 150 ml de leite.

6° MÊS DE VIDA: O estomago tem aproximadamente o tamanho de um kiwi e comporta pouco mais de 150 ml. É nesse momento, inclusive, que deve ser iniciada a introdução alimentar!

1 ANO DE VIDA: Agora ficou fácil! Após um ano do nascimento, o estomago do bebê já está do tamanho de uma maçã e comporta, aproximadamente, 250 ml de leite.

Lembrando que tais medidas podem variar minimamente para mais ou para menos! Porém, se a quantidade for muito inferior, por exemplo, é importante buscar ajuda médica para que seja avaliado o que pode estar acontecendo.

Entenderam, pessoal? O bebezinho nasce com o estomago bem pequeno! Justamente por isso ao nascer o bebê consume pouco leite e em curtos intervalos de tempo.

Amamentar durante esse período é, inclusive, uma grande curva de aprendizado para a mãe pois demanda muito de seu físico e psicológico. Amamentar praticamente o dia inteiro (cerca de 10 a 12 mamadas diárias) é cansativo, mas acredite: é completamente normal no início! Como o estomago do bebê ainda é pequeno e não está completamente desenvolvido, é normal que ele queira mamar várias vezes ao longo do dia em pequenas quantidades.

Por isso a livre demanda é tão recomendada nos primeiros meses de amamentação! Após certo tempo, a quantidade de leite consumida pelo bebê começa a se estabilizar e seu estomago passa a crescer conforme seu ganho de peso.

Dúvidas, pessoal?? Tem alguma experiência para contar sobre a amamentação do recém-nascido? Deixe nos comentários!!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn