Você sabe o que é TEMPO DE QUALIDADE?

Responda rápido: O que você faz em conjunto com seus filhos quando passam um tempo juntos?

Muitos pais possuem uma rotina corrida e estressante, com diversos afazeres e responsabilidades, e, consequentemente, acabam não passando muito tempo com seus filhos e buscam aproveitar os poucos momentos juntos. Atualmente praticamente trabalhamos contra o tempo. O importante nesses casos é saber COMO aproveitar o tempo com seu filho da melhor forma possível, ou seja, com o tempo de qualidade!

Você não precisa passar horas e horas ao lado de seu filho para que seja considerado tempo de qualidade. Se for possível, é ótimo e recomendado, mas a ideia aqui é aprender a usar o tempo a favor da relação de ambos, seja ele curto ou não.

E esse momento que estamos vivendo pode ser usado como oportunidade para aprender a praticar o tempo de qualidade já que muitos de nós estão em quarentena devido ao coronavírus, inclusive nossos filhos.

As pessoas têm uma percepção completamente diferente uma das outras sobre o tempo, e o mesmo serve para as crianças. O tempo de qualidade nada mais é do que passar um tempo exclusivo com seu filho, sem interferências, ou seja, fazendo algo com e para ele, seja uma brincadeira, um momento de relaxamento ou outra situação.

O tempo de qualidade é visto como um reflexo dos momentos em que é transmitido o sentimento de amor e cuidado de pai ou mãe para filho, um momento em que ambos aproveitam ao máximo a companhia um do outro. Sabe quando você está sentado no sofá mexendo no celular e seu filho pede para você brincar com ele, mas você não dá muita atenção ou finge brincar? Então, esse é um exemplo de tempo “não qualitativo”, ou seja, não foi proveitoso para os pais e nem para os filhos.

Lembrando que não estou aqui para julgar ninguém! Todos temos dias mais cansativos que outros e muitas vezes estamos exaustos da rotina corrida e dos afazeres. Porém é de nossos filhos que estamos falando, mamães e papais! Suas atitudes refletem diretamente nas atitudes da criança e eles dependem completamente de nossa atenção, cuidados e ensinamentos.

“E como posso passar mais tempo de qualidade com meus filhos, Dra. Kelly?”

  • Leia com seu filho: A hora da leitura é sempre muito especial! Seja uma história, um livro somente com figuras ou nosso querido Legumiques e Verduriques (confira mais informações no @colecao.descompliques), ler com seu filho ou para ele torna o momento mais proveitoso e educativo.
  • Passe um tempo com seu filho antes ou depois do trabalho: Chegar cansado e só pensar em dormir é mais frequente do que a maioria de nós gostaríamos, certo? Porém é preciso dar atenção ao seu filho! Sente-se com ele no sofá, na cama ou no chão mesmo e pergunte como foi seu dia, conversem sobre algum assunto e o que eles mais gostam: brinquem! Seja com carrinhos, bonecas, pinturas de giz de cera, massinha ou cavalinho, o importante é se divertir verdadeiramente.
  • Jantar sempre em família: Hoje em dia é comum que muitas pessoas comam enquanto assistem televisão ou mexem no celular, e não na mesa de jantar em conjunto com a família. Pois saiba que a hora do jantar em família é muito importante! Esse é um momento ideal para compartilhar diversas experiências e valores, além de servir como exemplo de como todos devem ter uma alimentação saudável.
  • Abrace, dê muito colo e carinho: Não tem nada de errado em dar todo carinho do mundo para seu filho, muito pelo contrário. Há quem acredite que “colo em excesso” deixe a criança mimada, mas isso é MITO! Já fiz um post falando sobre isso, confira clicando AQUI. Sempre haverá tempo para um forte abraço, por isso não poupe o carinho!
  • Vamos todos ajudar nas tarefas domésticas? Algumas atividades domésticas podem representar riscos para os pequenos, então não é recomendado que eles ajudem. Porém existem muitas outras atividades que são recomendadas! Ajudar a preparar lanchinhos simples, por exemplo, é ótimo para fortalecer os laços. Para os maiores, ajudar a preparar a mesa, a arrumar os brinquedos no lugar e arrumar o material escolar também são ótimas opções!
  • Menos tecnologia e mais realidade: A tecnologia, sem dúvidas, veio para facilitar nossa vida, mas até onde ela é nossa aliada? Nos últimos tempos, a tecnologia tem se tornado a verdadeira vilã do “tempo de qualidade”. As crianças assistindo televisão enquanto os pais mexem no celular, sem diálogos, sem troca de carinho. É preciso saber organizar a rotina para que a tecnologia não interfira no vínculo familiar, e sim seja uma ferramenta usada vez ou outra quando pais e filhos estiverem juntos.

E aí, conseguiu entender o conceito de tempo de qualidade? Está praticando-o em sua casa? Me conte nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima