Existe idade certa para o bebê começar a engatinhar e andar?

Ah, que delícia é poder acompanhar o desenvolvimento de nossos filhos. Cada habilidade adquirida, uma nova conquista e motivo de alegria tanto para o bebê quanto para os pais. Quantas pequenas comemorações fazem parte da maternidade?

E com certeza, uma das grandes comemorações ocorre quando nossos filhos começam a engatinhar ou andar, certo?! Os primeiros passinhos trazem consigo uma nova fase da maternidade, afinal o bebezinho que antes dependia completamente a ajuda dos pais para se locomover agora consegue passear pela casa sozinho. Isso, na verdade, deixa muitos pais preocupados pois a atenção deve ser redobrada. O bebezinho pode facilmente entrar em cômodos que não deve ou mexer em objetos que representam perigo ao explorarem a casa.😱

“Mas, Dra. Kelly @pediatriadescomplicada, meu filho já tem tantos meses e ainda não começou a engatinhar… Existe idade certa para isso acontecer?”

Lembram quando mencionei em outros posts que nenhum bebê é igual ao outro e cada um se desenvolve de uma forma? Então! Essa informação também é válida nesse caso. NÃO EXISTE REGRA, mas existe um GUIA e determinados parâmetros que observamos na criança, que são os chamados MARCOS DE DESENVOLVIMENTO. Esses marcos são formas de avaliarmos se o bebê está adequado para sua fase de desenvolvimento e isso é importante para sabermos se algo está errado.

Normalmente, os bebês costumam engatinhar ENTRE os 6 meses e 10 meses. Pode ser com 7, 8, 6, 9 ou 10, depende de diversos fatores e estímulos. Existem ainda aqueles casos em que o bebê nem chega a engatinhar de forma convencional, sabia?? Arrastar-se sentada, rolar pelo chão ou fazer movimentos que lembram muito o de uma minhoca também são formas de engatinhar. O importante é se locomover!

Caso seu bebê tenha mais de 10 meses e não tenha começado a apresentar sinais de locomoção, é importante conversar com um pediatra para que seja investigado a causa disso estar ocorrendo.

“E o andar, Dra? Tem idade definida para que os primeiros passos sejam dados?”

Primeiro, você precisa saber que o desenvolvimento neuromotor e amadurecimento da medula do bebezinho ocorre de cima para baixo, ou seja, começa pelo firmamento da cabeça, evolui para o tronco e somente então há o controle das pernas.

Em grande parte dos casos, esse desenvolvimento ocorre entre os 12 e 15 meses (1 ano e 3 meses), que é quando o bebê dá seus primeiros passos, mas pode demorar um pouco mais. Não há motivo para pânico, mas sim para atenção. 👀😉

Todas as fases anteriores preparam o bebê para esse momento. O pescoço já está firme e ele consegue sentar-se sem apoio, consegue se apoiar e engatinhar/arrastar pela casa e está mais curioso do que nunca. Chegou a hora de arriscar os passinhos! Nessa fase quedas são completamente comuns, afinal nada está estável e ainda há muito para se acostumar até que o andar fique mais firme.

O importante é transmitir segurança para que o bebê se sinta motivado a dar cada vez mais passinhos até firmar o andar. Não o assuste quando ele cair uma vez ou outra! Esteja ao lado para ajudá-lo a levantar e motive-o a tentar novamente. Deixe o ambiente da casa seguro para que ele possa se exercitar e treinar livremente!

Se o engatinhar não acontecer ou se a criança não engatinhar até os 10 meses, é importante a avaliação do pediatra, e se necessário avaliação do especialista.

Em relação ao marco do desenvolvimento do andar, caso a criança não ande até 18 meses, também é necessário avaliação do pediatra e do especialista se necessário.

É preciso atenção e cuidado, e apesar de cada criança ter seu tempo, os marcos do desenvolvimento são importantes parâmetros para avaliação global do desenvolvimento de uma criança e pode sinalizar que algo precisa ser feito.

Espero ter ajudado a entender mais sobre esse assunto, com a responsabilidade que esse tema merece! Aproveite cada minuto e cada nova conquista de seus filhos. Muitas delas parecem demorar para vir, mas depois que aparecem, o tempo passa voando!

Ainda ficou com dúvidas sobre o engatinhar e o andar? Deixe nos comentários, assim posso respondê-las em outros posts!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima