fbpx

urso

Amamentação nossa de cada dia – Confira dicas!

Finalmente voltamos a falar de amamentação aqui na página! Ah, o leite materno… Não existe alimento mais perfeito e completo do que esse. O momento da amamentação sempre é único e especial e deve, sem dúvidas, ser incentivado pelos amigos e familiares.

Nós, mães, sabemos bem que na teoria, a “amamentação nossa de cada dia” é perfeita e fácil, mas a prática é bem diferente disso. Cada mãe enfrenta uma realidade e uma rotina diferente, com suas respectivas dificuldades e facilidades na hora de amamentar.

Para te ajudar, independentemente de sua situação, hoje vou deixar algumas dicas muito úteis sobre a amamentação do bebê! Confira:

PRATIQUE A LIVRE DEMANDA

Há quem acredite que é preciso amamentar a cada três horas, mas isso é MITO! Bebês recém-nascidos sentem muita fome, portanto é normal que ele queira mamar diversas vezes e em horários irregulares. A amamentação em livre demanda possui diversos benefícios (clique AQUI para descobrir quais são) tanto para a mãe, quanto para o bebê. Portanto, prefira sempre amamentar em livre demanda!

APRENDA A INTERPRETAR OS SINAIS DE SEU FILHO

Não sabe quando é a hora certa de oferecer o seio ao bebezinho? Está na hora de aprender os principais sinais que os bebês dão quando estão com fome!

  • Se o bebê ficou mais alerta ou inquieto de uma hora para outra pode ser fome;
  • Ele pode ficar mais estressado e incomodado;
  • Chorar mesmo após ser pego no colo também pode ser um sinal;
  • Sugar os dedinhos ou levar a mão até a boca;
  • Colocar a língua para fora diversas vezes e virar o rosto para os lados;

Lembre-se que cada caso é um caso, nem todos os bebês vão apresentar os mesmos sinais. Cabe aos pais observar o bebê e interpretar seus sinais.

SENTIR DOR NA HORA DE AMAMENTAR NÃO É NORMAL

Amamentar não deve doer, isso é fato! A dor pode ser causada por diversos fatores, mas o mais comum costuma ser pega incorreta. É importante que a pega seja observada e adaptada para cada caso para que a hora de amamentar seja confortável para a mãe e para o bebê. A pega influência até mesmo na produção de leite e na quantidade de leite consumido pelo bebezinho. Se você está com dor para amamentar, tente mudar de posição, e se isso não resolver, busque ajuda! Consultores de amamentação são pessoas especializadas que podem te auxiliar.

DEIXE UM COPO DE ÁGUA PRÓXIMO QUANDO FOR AMAMENTAR

Você normalmente sente muita sede quando vai amamentar? Saiba que isso é normal! O leite materno é composto por cerca de 87% de água, portanto para produzir quantidade suficiente de leite a mulher perde muito líquido em seu organismo. Sendo assim, beber muita água é essencial para repor a quantidade que foi usada.

SE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO MUITO LEITE, APROVEITE PARA ESTOCÁ-LO

Algumas mães produzem mais leite do que o bebezinho é capaz de consumir, o que pode ser desconfortável e incomodo. Além disso, leite produzido em excesso pode evoluir para empedramento dos seios ou mastite (inflamação da glândula mamária). Para evitar estes e outros problemas, é possível fazer a ordenha após o bebê se alimentar para retirar leite restante e estocá-lo para oferecer quando a mãe não estiver presente.

Tenho alguns outros posts com dicas muito legais sobre a amamentação! Clique AQUI e confira!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

2 Comments

  • froleprotrem 11/04/2020 Reply

    My brother recommended I might like this website. He was totally right. This post truly made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 13/04/2020 Reply

      Thank you very much for your message.
      Messages like this that also can make my day better!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)