CORONAVÍRUS X AMAMENTAÇÃO E GESTAÇÃO

O Coronavírus pode ser transmitido para o bebê através da amamentação? E da gestação? Existem cuidados especiais que devem ser tomados? Fique atento as recomendações e respostas que serão dadas no post de hoje, mães!

Sobre a amamentação: o vírus pode ou não pode ser transmitido por leite materno?

Ainda não é possível garantir uma resposta! Isso porque ainda não existem informações suficientes para uma afirmação. O Centro de Controle e prevenção de Doenças (CDC) em conjunto com a agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA realizou alguns estudos nestes últimos dias e, de acordo com a análise dos resultados, o vírus Covid-19 não foi encontrado no leite materno.

O que se sabe é que, se a mãe estiver com os sintomas característicos ou contaminada, a doença pode ser transmitida pelo contato respiratório que se dá entre mãe e bebê durante a amamentação, principalmente pela curta distância entre eles nesse momento.

Iniciar ou continuar a amamentação em tais condições fica a critério da mãe e dos familiares em consenso com profissionais da saúde. Além disso, as medidas de proteção e prevenção gerais devem continuar a serem praticadas (confira quais são essas medidas no post anterior sobre o coronavírus).

Em relação a gestação: a mãe com suspeita ou contaminada pode transmitir o coronavírus para o bebê?

Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo Centro de Controle e prevenção de Doenças (CDC), faltam relatórios científicos e pesquisas para esclarecer esse ponto. O que se sabe é que qualquer tipo de alteração imunológica e fisiológica durante a gestação aumentam os riscos de contaminação por infecções virais.

Análises foram feitas com bebês nascidos de mães portadoras de Covid-19, porém nenhum resultado foi tido como positivo.

As recomendações de segurança permanecem as mesmas.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn