Meu filho acorda a noite toda, e agora?!

Seu bebê está acordando de hora em hora toda noite e você não sabe mais o que fazer? O choro continua mesmo após a amamentação? Será que devo oferecer o tetê sempre que o bebezinho acordar chorando? Fique calma que tudo tem uma resposta e uma explicação! Vamos descobrir as possíveis razões para isso estar acontecendo no post de hoje.

Já adianto logo de início que NÃO EXISTE fórmula mágica ou estratégia para fazer o bebê dormir a noite inteira. O que existe é a compreensão do que pode estar acontecendo com seu filho para que as melhores atitudes sejam tomadas. Sempre existe uma dica ou outra que pode te ajudar e fazer o bebê dormir por mais tempo, consequentemente fazendo com que os pais também descansem mais.

É importante levar em conta a idade do bebezinho para escolher a melhor forma de tentar fazê-lo dormir por mais tempo, pois em algumas fases do desenvolvimento ocorrem os saltos e picos de desenvolvimento, o nascimento dos dentes e a temida regressão do sono, acontecimentos que podem desregular temporariamente o sono do bebê. Inclusive, é completamente NORMAL que isso ocorra durante essas fases.

Normalmente os saltos e picos de desenvolvimento ocorrem após os 3 meses de vida. Trata-se do período conhecido como exterogestação, em que o bebê aprende muitas habilidades e novas aquisições psicológicas.

  •  Uma das opções mais recomendadas é a HIGIENE DO SONO, já ouviu falar? Fiz alguns posts sobre isso aqui no instagram e no blog, confira clicando AQUI. Basicamente, trata-se de uma rotina feita todas as noites antes da hora de dormir. Nessa rotina está incluído desde a amamentação, a hora do banho, a iluminação do quarto e a presença de um dos responsáveis até que o bebê durma. Uma rotina de sono estabelecida é extremamente importante para que o bebê associe a hora do sono com determinadas atitudes.

 

  • Se o bebezinho sempre dorme enquanto mama, quando acordar durante a noite, automaticamente vai querer mamar novamente para que caia no sono. Funciona como uma associação. Por isso, fazer com que o bebê associe a hora de dormir com a higiene do sono, com um ritual tranquilo, é muito importante.

 

  • Outra opção é a chamada MAMADA DOS SONHOS. Dentro da rotina de higiene do sono, você pode optar por amamentar seu bebê antes que ele entre em sono profundo, evitando assim que ele acorde no meio da noite com fome. É indicado oferecer o peito para a “mamada dos sonhos” após às 22h00, quando o bebê está em sono leve. O grande segredo é amamentar o bebezinho antes que ele desperte chorando de sono.

 

  • Para os bebês maiores, com cerca de 6 meses ou mais, uma das recomendações mais importantes é diminuir o tempo diante da tela da TV, celular, tablet e afins. Muitos pais optam por deixar os filhos assistindo televisão antes de dormir pois acreditam que isso pode dar sono, porém o que acontece é exatamente o contrário. O ideal é evitar a exposição de telas para os bebês, mas como nem sempre isso é possível, a recomendação é desligar os aparelhos ou limitá-los a algumas horas antes da higiene do sono se iniciar.

Vamos resumir? Um boa noite de sono é, sem dúvidas, uma ROTINA estabelecida!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima