Série: Manual do desenvolvimento infantil – Como estimular o desenvolvimento de seu bebê?

Toda mãe e pai querem que seu bebezinho se desenvolva da maneira certa e no ritmo certo, mas muitos não sabem como incentivar esse desenvolvimento. O ideal é fazer brincadeiras? Ler para o bebê? Deixar ele quietinho ou tentar apresentar objetos coloridos?

Você vai entender tudo isso e muito mais hoje, com o MANUAL DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL da @pediatriadescomplicada!

O cérebro do bebê começa a se desenvolver muito antes do nascimento. Durante a gestação, cerca de 100 bilhões de neurônios já estão presentes e são capazes de fazer muitas conexões. Esse desenvolvimento não para ao nascimento, muito pelo contrário, ele continua por toda a primeira infância da criança. Até os seis anos de vida, todas as mudanças e aprendizados do pequeno serão fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, por isso é fundamental participar e incentivá-los a sempre continuar vivendo novas experiências e aprendendo.

COMO INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO

  • Quando falamos de crianças, brincar sempre é a resposta. Em um outro post comentei sobre os benefícios do brincar para os pequenos, e hoje vou reforçar. Brincar é muito mais do que somente divertimento, é aprender, experimentar, imaginar, colocar em prática diversas habilidades e muito mais. Incentive as brincadeiras, seja dentro de casa, ao ar livre, com ou sem brinquedos, com os coleguinhas ou parentes, sempre! Dessa forma você incentiva também o desenvolvimento de seu filho.

 

  • Estímulos visuais, táteis e sonoros são sempre recomendados para incentivar o desenvolvimento. Quando o bebezinho ainda é muito pequeno, seus sentidos não são completamente desenvolvidos, portanto estímulos visuais e sonoros são os mais indicados. Movimentar brinquedos coloridos próximos ao bebê, fazer caretas e cantar são ótimas opções.

 

  • Conversar com seu filho também é uma boa opção. Mesmo que ele não entenda (no caso dos mais novos), é uma forma de estimular e desenvolver os sentidos do bebezinho. Com o tempo, ele tentará imitar alguns movimentos com a boca e passará a entender uma palavra ou outra, além de reconhecer quem está falando com ele através da voz.

 

  • E não podemos nos esquecer da tummy time! Falei sobre ela em outro post, como fazer, para que serve e muito mais, confira clicando AQUI. A Tummy time também é uma forma de estimular o desenvolvimento do bebê, pratique-a!

 

  • A leitura também não pode ficar de lado. Ler para seu filho desde cedo ajuda não somente em seu desenvolvimento, como também a criar o hábito da leitura. Mostre a capa e as ilustrações para seu filho, deixe que ele vire a página e se ele pedir, leia dez vezes a mesma frase. (emoji rindo) Inclusive, já deu uma olhadinha no meu novo livro Legumiques e Verduriques? Acesse @colecaodescompliques para saber mais!

 

  • Ensine desde cedo a importância do contato com a natureza para os pequenos. A flora e a fauna devem fazer parte da vida do bebê, seja com um passeio no parque ou com a presença de plantas dentro de casa. O importante é o contato com a natureza! Mostre ilustrações ou pelúcias dos animais e ensine seus nomes, seus sons e onde eles vivem. Você pode usar a imaginação!

Lembrou de mais alguma forma de incentivo? Deixe nos comentários para outras mães e pais conferirem!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn