fbpx

urso

Série: Segurança é tudo! – Como curtir o carnaval com os pequenos de forma segura

Se eu te disser que é possível SIM curtir o carnaval de forma segura com seus filhos você acreditaria? Com tanta festa, bloquinhos, aglomerações, comemorações e música animada para todo lado, muitos pais se preocupam e se questionam se é realmente seguro levar seus filhos mais novos para aproveitar o carnaval de rua, mesmo que nos blocos próprios para a família inteira.

Então venho no post de hoje te dizer que é seguro SIM, desde que os devidos cuidados e medidas de segurança sejam tomados! E quais são esses cuidados indispensáveis? Veja abaixo:

Primeiro, é muito importante saber como seu filho lida com esse tipo de situação. Caso o bebê seja muito pequeno, principalmente os que ainda estão em fase de amamentação, a recomendação é evitar as festas lotadas de carnaval. Isso porque o bebezinho ainda está vulnerável a muitos tipos de vírus e bactérias e o barulho e calor excessivo pode, além de incomodá-lo, fazer mal para sua saúde.

  • NUNCA DEIXE DE SE HIDRATAR: É muito importante sempre oferecer água a seu filho durante as festas de carnaval para evitar a desidratação. Nesse tipo de evento é comum que os pequenos percam água mais rapidamente devido ao calor e esforço das danças e brincadeiras, portanto não se esqueça de sempre levar um copinho de água!
  • PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO: Mesmo em blocos e festinhas exclusivas para crianças, os pais podem acabar perdendo seu filho de vista em um rápido momento de descuido em meio a tantos pequenos. Por isso mesmo a pulseira de identificação é altamente recomendada! O nome da criança, da mãe ou pai e telefone de contato dos responsáveis são os dados mais importantes para colocar na identificação e devem estar bem visíveis.
  • PROTEÇÃO SOLAR SEMPRE: Como sempre ressalto, a proteção solar é indispensável. Nesse tipo de festa de rua, a exposição ao sol costuma ser intensa e direta. Justamente por isso, a recomendação é passar o protetor solar nas crianças antes de sair de casa, fazer uso de chapéu ou boné e retocar sempre que possível a aplicação do protetor ao longo do dia. Se for possível, procure um local com sombra para aproveitar a festa!
  • CUIDADO COM FANTASIAS E ACESSÓRIOS: Pode parecer bobo, mas a escolha de fantasias e acessórios é muito importante. Isso porque o ideal é evitar escolher fantasias muito pesadas, quentes e que possam causar desconforto e até mesmo alergia nas crianças. Outro ponto importante é tomar cuidado com os acessórios. Crianças podem pegar objetos do chão como lantejoulas, miçangas e adornos e levar até a boca, o que é extremamente perigoso. Fique sempre atento!
  • NUNCA DEIXE SEU FILHO SOZINHO: Um rápido momento de distração é suficiente para perder seu filho de vista em locais muito cheios. É essencial estar sempre junto ao seu filho e supervisionando as brincadeiras e atividades. Andar de mãos dadas também é uma ótima opção.
  • ESCOLHA MUITO BEM A PROGRAMAÇÃO: Hoje em dia existem diversos eventos, festas e bloquinhos feitos exclusivamente para crianças mais novas e para diversão em família. Programe o passeio com antecedência e procure saber se o evento escolhido possui infraestrutura e organização para receber seus filhos e o restante da família com segurança.
  • CUIDE DOS HORÁRIOS DE SONECA:  escolha os horários que os pequenos estão mais dispostos e garanta que eles tenham feito a soneca antes de ir ao bloquinho, senão podem ficar cansados, e estragar o passeio. Lembre-se que crianças não são como adultos e eles precisam descansar, os pequenos dificilmente aguentam ficar o dia inteiro numa atividade intensa.
  • CUIDADO COM O SOM ALTO: Geralmente nesses locais o som pode ser muito alto para bebês e crianças pequenas, um dica é usa um headphone que proteja os ouvidos, pois pode haver dano auditivo nos pequenos. Também é importante tomar cuidado para não ficar muito perto das caixas de som ou mesmo evitar os bloquinhos de carnaval muito barulhentos.

Caso você esteja inseguro para levar seu filho em blocos de rua ou o pequeno não goste desse tipo de atividade, você pode sempre fazer uma festa de carnaval dentro de casa! Que tal a mamãe, o papai e os pequenos se fantasiarem e curtirem uma tarde juntos dançando e brincando bastante? Também é muito divertido!

E aí, já escolheu a programação do carnaval??? 

Ainda não escolheu? Que tal dar uma olhadinha no instagram da @casalalapop e conferir a programação completa de carnaval infantil deles? Super recomendo!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)