urso

Como Aproximar as Crianças da Natureza

Responda rapidamente: Seus filhos têm costume de brincar ao ar livre? Ou passam a maior parte do tempo dentro de casa em frente a tv, no celular ou computador?

Se você respondeu a segunda opção, saiba que o contato das crianças com a natureza é MUITO benéfico e essencial para seu desenvolvimento e deve ser incentivado. O contato com a natureza melhora diversos aspectos na vida da criança, como a imunidade, criatividade, sociabilidade, capacidade de aprendizado, memória e ajuda até mesmo a regular o sono dos pequenos.

E entrar em contato com a natureza não quer dizer que você precisa necessariamente morar em uma área rural ou que tenha acesso a trilhas, campos ou florestas. A natureza está mais próxima do que você imagina! Você só precisa olhar com um pouco mais de atenção.

E como aproximar as crianças da natureza quando se mora em cidades tão urbanizadas?

– Ensine seus filhos a admirarem a beleza de cada estação do ano. Em dias de sol, aproveite para fazer um piquenique em família no parque e brincar de pegar folhas espalhadas no chão. Em dias de chuva, por exemplo, observe as gotas caindo e deixe que a criança sinta as gotinhas em sua mão.

– É importante que as crianças possam brincar livremente fora dos espaços privados como o quarto ou a sala de estar. É preciso expandir para parques, praças e até a rua quando for seguro. O contato com o ambiente externo, a terra e a natureza são muito importantes.

– Estimule sempre que a criança explore a natureza e construa uma boa relação com ela. Seja exemplo, os adultos devem compartilhar seu apreço pela natureza e por atividades ao ar livre, afinal são sempre a base que os filhos seguem.

– Incentive passeios ao ar livre e em locais menos urbanizados. Você pode optar por passear com seu filho aos finais de semana em um parque, na praia, em um sítio ou fazenda, brincar na piscina ou inventar brincadeiras de pega-pega no parquinho do condomínio ou da praça. São tantas opções.

– Ensine seu filho sobre a importância e a beleza da natureza, sobre a diversidade da fauna e da flora. Leia livros sobre a natureza e os animais quando forem relaxar em um parque mais calmo, por exemplo, ou em bibliotecas temáticas com áreas de lazer abertas.

– Que tal plantar com seu filho? Existem diversos projetos que estimulam e incentivam o contato com a natureza através de atividades como plantar em família ou aprender sobre as flores e arvores. São oficinas incríveis e variadas, vale a pena dar uma pesquisada!

Uma ótima fonte sobre esse assunto é o manual publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria Publicou, sobre os benefícios do contato com a natureza para as crianças. Você pode acessá-lo através do link: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen_.pdf

Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários, mamãe e papais! Vamos juntos promover a aproximação cada vez mais presente das crianças com a natureza!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.