urso

Série: Segurança é tudo! – Dicas que você PRECISA saber

Quando se é mãe ou pai, é preciso estar sempre atento a segurança de seus filhos. Pode parecer exagero, mas existem certos cuidados que previnem acidentes indesejados, seja em casa, no carro, na piscina ou em um parque. Criança gosta de pular, correr e brincar onde quer que esteja, mas nem todos os locais ou situações são ideais ou seguros, portanto, cabe aos pais tomar os devidos cuidados para evitar imprevistos.

Pode parecer exagero, mas acidentes domésticos ou externos acontecem todos os dias com crianças do mundo todo. De acordo com levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, acidentes domésticos são considerados uma das principais causas de morte de crianças brasileiras de até 9 anos de idade.

Como sou mãe e pediatra, sempre penso em como posso dar dicas e ajudar outras famílias com recomendações importantes a respeito de vários aspectos que fazem parte da maternidade e da primeira infância. Por isso, decidi fazer uma série de posts sobre SEGURANÇA!

É importante destacar que em qualquer ambiente você deve manter objetos cortantes ou que apresentem qualquer tipo de risco longe do alcance das crianças, porém os pequenos podem estar nesses ambientes desde que supervisionados por um adulto para evitar acidentes.

Confira abaixo algumas dicas importantes que você precisa saber:

 

– CUIDADOS NA COZINHA

“Cozinha não é lugar de criança!”, já ouviu essa frase alguma vez na vida? E não é mentira! Facas, garfos, fogão quente e objetos cortantes se encontram nesse local da casa, além de diversos objetos ou situações que podem causar queimaduras, lacerações e intoxicação. Portanto, evite deixar seu filho sozinho nesse local, objetos cortantes e perigosos devem sempre estar longe do alcance dos pequenos ou em armários com travas. Quando for cozinhar, procure deixar o cabo da panela virado para dentro de forma que a criança não consiga puxá-la.

– CUIDADOS NO BANHEIRO

Sempre que possível, deixe a porta do banheiro fechado. Dentro do local, deixe a tampa do vaso sanitário fechada e coloque tapetes ou antiderrapantes em áreas que podem apresentar riscos de o pequeno escorregar. Medicamentos e cosméticos também devem estar dispostos em locais onde a criança não tenha acesso.

– CUIDADOS NO JARDIM OU QUINTAL

Se você tem uma piscina em casa ou uma churrasqueira, é preciso redobrar os cuidados com seu filho. Nunca deixe as crianças sozinhas perto da churrasqueira e evite o uso de álcool líquido quando for usá-la. No caso da piscina, os riscos são ainda maiores. Sempre mantenha a piscina fechada com uma lona firme e, se possível, disponibilizar um alarme no local. Nunca deixe seu filho sozinho na região da piscina ou brincando com baldes de água e utensílios que possam encher de água.

– CUIDADOS NA RUA E ESTACIONAMENTOS

Lembre-se: seu filho é criança e não entende completamente os riscos que um carro em movimento representa. Por isso, não é indicado deixar crianças brincando sozinhas em estacionamentos ou correndo próxima de carros em movimento. Ensine-a a andar sempre de mãos dadas e reforce sempre as regras de sinalização no trânsito.

– CUIDADOS NO CARRO

Sempre use a cadeirinha no carro! Sempre que for andar de carro com seu filho pequeno, faça uso da cadeirinha para evitar acidentes e aproveitar o passeio sem preocupações. Até que seu filho tenha mais de 145 cm de altura, o uso da cadeirinha é obrigatório! Cuidado com dedinhos presos nas portas ou janelas dos carros e principalmente de nunca deixar o bebê sozinho dentro do carro.

Existem ainda muitas outras medidas de cuidado, mas elas ficarão para os próximos posts da série, combinado? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários, mamães e papais!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.