Confira 5 dicas para curtir o dia na piscina ou na praia com seus filhos

No verão todo mundo gosta de se refrescar e relaxar, e o que seria melhor do que uma piscina ou praia para fazer isso? A maioria das viagens feitas durante as épocas de clima mais quente tem como destino locais como praias, clubes ou casas com piscinas, e muitos pais ficam preocupados com a segurança e saúde de seus filhos nesses locais.

Aproveitando esse clima gostoso de férias e calor, hoje darei dicas de como curtir o dia na piscina ou na praia com seus filhos para que você fique tranquilo e aproveite o dia da melhor forma: se divertindo! Vamos lá?

  • PROTETOR SOLAR: Esse é, sem dúvida, um dos passos mais importantes a se atentar antes de levar seu filho para brincar na piscina ou praia. O protetor ajuda a proteger a pele da criança aos efeitos da exposição solar direta, prevenindo queimaduras, insolação, manchas e muitos outros problemas. Já falamos sobre o uso do protetor solar infantil em um outro post, clique AQUI para saber mais! Lembrando que o protetor só pode ser usado após os 6 meses de idade, portanto antes disso não é indicado expor o bebê ao sol diretamente.
  •  USO DE BOIAS: Independentemente da profundidade, há riscos de afogamento em qualquer parte da piscina, até mesmo nas mais rasas. Para crianças que já estejam acostumadas a nadar com mais facilidade, o uso de boias pode ser feito para auxiliar no nado e o equilíbrio, mas lembre-se de que os pais devem SEMPRE estar por perto supervisionando a criança para poder intervir em caso de alguma emergência. Bebês menores de dois anos devem estar SEMPRE acompanhados dos pais em piscinas e praias. Todo cuidado é pouco!
  •  CUIDADO REDOBRADO COM OS RISCOS: Deixar seu filho brincar com um balde , bacia ou mesmo aquelas piscinas infláveis cheias de água pode parecer uma atitude sem grandes perigos, mas o afogamento pode ocorrer em poucos segundos de distração dos pais até mesmo com uma pequena quantidade de água. Fora o risco de acidentes. O mesmo vale para brincadeiras feitas na borda da piscina que representam um perigo real de que a criança escorregue e caia dentro da piscina sem que os adultos percebam. Atenção ao período de férias, festas e com muitas pessoas em casa. Muitas vezes a criança passa desapercebida e vai em áreas com piscina, sem supervisão, com risco de acidentes fatais.
  •  INVISTA EM UMA IDENTIFICAÇÃO: Praias costumam estar lotadas nessa época do ano e é fácil se perder de seu filho em meio à multidão em um simples segundo de distração, por isso todo cuidado é pouco. Além de supervisionar seu filho e não deixar que ele se afaste sem estar acompanhado dos pais ou familiares, você pode fazer uso da pulseira de identificação no bracinho da criança. Nela você deve colocar dados como nome, telefone dos responsáveis e endereço de hospedagem.

Para crianças um pouco maiores, além desses cuidados, você pode também combinar um ponto de encontro para eventuais desencontros.

  • LEVE LANCHINHOS: Se possível, evite comprar comida na beira da praia para oferecer aos pequenos ou em clubes, a menos que você conheça muito bem o local e a forma como o alimento estava armazenado e foi preparado. Dessa forma você evita possíveis contaminações causadas pelo mau armazenamento do alimento. A maioria das viroses intestinais que acontecem nessa época do ano, a transmissão ocorre através de alimentos contaminados.

Opte por levar algumas frutas naturais, papinhas ou comidinhas feitas de alimentos leves ou frutas, sucos naturais de melancia, laranja ou até mesmo cenoura (sem coar e sem adicionar açúcar), sanduíches naturais e o mais importante: ÁGUA! A água é indispensável e sem dúvidas a melhor forma de manter a criança hidratada.

Existem muitas outras dicas, querem saber? Posso fazer mais um post sobre esse tema, o que acham? Deixem suas opiniões nos comentários!

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn