A pele dos bebês e crianças é muito sensível e exige diversos cuidados especiais, e isso inclui a hora de passar protetor solar. Sabemos que todo cuidado é pouco quando se fala da proteção de nossos filhos, por isso é comum que os pais sintam dúvidas na hora de escolher as melhores opções. São tantas marcas e propagandas diferentes no mercado que realmente fica difícil saber qual é realmente confiável e qual não é.
Então vamos descomplicar! Hoje vou te ajudar com várias dicas sobre qual protetor solar infantil mais adequado para o seu filho, e como escolher dentre tantas opções!
De acordo com o Guia de Fotoproteção criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), antes dos 6 meses o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol. Isso porque cerca de 95% das marcas de protetor solar não são aconselhados para o uso em bebês menores de 6 meses pois possuem químicos que podem irritar a pele. É claro que existem algumas marcas indicadas para os bebezinhos mais novos, porém o uso pode ser perigoso pois pode desencadear algum tipo de alergia.
Após os 6 meses, a exposição ao sol também deve ser limitada aos horários em que o sol não está tão forte, como antes das 10 da manhã ou depois das quatro da tarde. Invista também em roupinhas, chapéus, bonés e óculos com proteção UV, próprias para praia e piscina. Eles já possuem proteção solar no tecido. Procure de marcas confiáveis e com certificação.
Agora vamos falar do protetor solar! Existem alguns fatores importantes que devem ser analisados na hora de escolher, como:
- Veja se o protetor é a prova d’água ou muito resistente à água. Eles possuem maior duração. Mesmo assim o protetor DEVE ser replicado após sair da água. Caso fique mto tempo na água, use roupa UV e chapéu e reaplique o protetor solar.
- Opte por protetores com FPS superior a 30 independente do tom da pele da criança e que proteja contra os raios UVA e UVB (cheque essas informações na embalagem do produto). Para bebês e crianças, use um FPS acima de 50, preferencialmente.
- Verifique se a fórmula do protetor é específica para bebês e crianças (eles costumam ter a consistência mais grossa).
- A fórmula deve ser hipoalergênica, livre de perfumes e parabenos, para evitar risco de alergias.
- Protetores que possuem dióxido de titânio e óxido de zinco em sua fórmula diminuem o risco de alergia pois não são absorvidos pela pele. Além disso conferem dupla proteção: fazem uma BARREIRA FÍSICA, além da proteção química conferida pelo FPS.
- Para crianças de 6 meses a 2 anos, os protetores mais indicados são aqueles com formulação própria para a idade.
- No caso de crianças maiores de 2 anos, os filtros solares químicos (de uso usual) podem ser usados desde que validados pela ANVISA. Ainda assim, prefira os próprios para crianças.
Lembre-se que mesmo seguindo as dicas acima é fundamental que os pais se informem com o pediatra responsável por seu filho e, se possível, também consultem um dermatologista. Dessa forma é mais fácil evitar possíveis alergias cutâneas e até mesmo pulmonares, como asma, por exemplo, causadas pelo uso indevido de protetor.
Após escolhido o protetor ideal, é hora de garantir a APLICAÇÃO CORRETA!
Aplique com GENEROSIDADE! A quantidade usada deve fazer uma cobertura na pele da criança, deixando uma camada esbranquiçada de protetor. Espalhe bem em todo o corpo e rosto, apenas tome cuidado para área em volta dos olhos e boca. Não esqueça das orelhas, peito do pé e pescoço!
Aplique com FREQUÊNCIA! O ideal é retocar o protetor a cada quatro horas se não houver exposição direta ao sol e a cada 2 horas se houver. Toda vez que entrar na água ou houver suor excessivo , reaplique também.
Outro ponto importante é lembrar de aplicar o protetor na criança cerca de 30 minutos antes da exposição solar direta.
E aí, já sabe qual protetor solar é o ideal para seu filho? Conte nos comentários!
E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.
Um bjo,
Dra Kelly Marques Oliveira
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).
CRM 145039
Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007