fbpx

urso

Que calor! Será que ligar o ar condicionado faz mal para o bebê?

 

Em dias muito quentes, o ar condicionado acaba sendo um grande aliado para aliviar o calor e a sensação de abafado que muitas vezes acompanha esse clima. Mas será que o ar condicionado é permitido quando temos um bebezinho em casa? Será que faz mal para o bebê?

A primeira coisa a se saber é que o ar condicionado NÃO está proibido mesmo com um bebê em casa. Porém, ao optar por usá-lo, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar causar qualquer problema na saúde dos pequenos.

Um dos principais problemas causados pelo ar condicionado é retirar do ar a umidade natural, ou seja, o nariz não consegue filtrar corretamente o ar e nem o umidificar. Por isso, pessoas que ficam muito tempo expostas ao ar condicionado sem os devidos cuidados (isso inclui os bebês) estão mais propensas a apresentarem problemas alérgicos, como a rinite, sinusite ou asma.

Veja abaixo algumas dicas de como usar o ar sem prejudicar a saúde do bebê!

Atenção na temperatura! Opte sempre por temperatura ambiente ou mediana. A recomendação é ajustar a temperatura entre 24°C e 26C. Além disso, bom senso na roupinha do bebê, não agasalhe muito, mas também não deixe totalmente sem roupa!

 Controle do ressecamento! Como mencionei acima, o ar condicionado acaba retirando a umidade natural do ar, o que acaba ressecando as vias aéreas do bebê. Por isso, use o umidificador de ar em conjunto com o ar condicionado para ajudar no controle do ressecamento.

Limpe sempre os filtros! Manter a limpeza dos filtros em dia é essencial, pois eles são responsáveis pela eliminação de impurezas no ar. O filtro limpo ajuda a melhorar a qualidade do ar!

Não direcione o ar diretamente para o bebê! No momento da instalação do ar no quarto do bebê, se atente à posição do aparelho e do berço ou cama do pequeno. O vento deve ficar direcionado para cima e não em cima do berço, pois isso ajuda na circulação do ar.

Cuidado ao deixar o ar ligado durante a noite toda! O ar condicionado pode ficar ligado durante a noite, mas atenção para não ressecar tanto o ar, o uso de um umidificador pode ajudar nesse sentido. Uma dica é ligar o ar antes de colocar seu filho para dormir e deixar o quarto resfriar por um tempo, e após desligar o aparelho antes de levar o bebê para dormir, caso não queira deixar a noite toda ligado. Observe que o ar pode resfriar mais ou menos do que está programado e é importante vestir o bebê adequadamente. Esteja atento à temperatura do quarto.

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)