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Festas de fim de ano: como fugir das besteiras da alimentação?

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Será que tem uma “fórmula secreta” para fugir das besteiras tentadoras nas ceias de fim de ano? São tantos doces, salgados, pratos decorativos e bebidas que fica difícil manter a alimentação saudável e equilibrada em dia durante essa época festiva. E isso é válido para os adultos e para as crianças também!

 

A fórmula para evitar a alimentação inadequada nas festas de fim de ano não é nada secreta! Nada de mágicas, segredos e muito menos dieta. Você e sua família podem SIM aproveitar das refeições servidas nas festas de forma saudável, o segredo está na quantidade e na seleção de alimentos que farão parte de seu prato.

 

Como as comemorações de natal e ano novo costumam ser realizadas na mesma época que as férias das crianças, com horários mais flexíveis e a mudança da rotina, a alimentação dos pequenos pode ficar desregulada e fora de hora, além da tendência de maior consumo de guloseimas e produtos industrializados. Falei sobre a alimentação das crianças nas férias em um outro post, clique AQUI para conferir algumas dicas de como manter a rotina alimentar mesmo nesse período.

 

Além disso, no fim do ano é comum ocorrerem amigos secretos, jantares em família e com os amigos, ceia de natal e de ano novo. Como manter a alimentação da família saudável e equilibrada com tanta comida gostosa sendo servida Dra.?

 

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar e muito:

 

– Nada de ficar sem comer antes da festa! Muita gente tem mania de ficar sem se alimentar corretamente no dia da festa para aproveitar somente quando chegar lá, ou seja, pular refeições, o que não é recomendado. Se alimentar antes da confraternização com um lanche leve (como salada, por exemplo, que contém muitas fibras e água) ajuda a controlar melhor o apetite e a evitar excessos, além de preservar o horário da refeição de seu filho. Caso esteja fora de casa, ofereça uma fruta, ou frutas secas como uva passa, ameixa e damasco, ricas em fibras também.

 

– Atenção para a quantidade! Não precisa exagerar no tamanho dos pratos! Consuma porções menores e mais saudáveis de cada prato, assim você consegue saborear melhor e aproveitar um pouquinho de cada preparação sem excessos. E lembre-se de comer devagar, não precisa ter pressa.

 

 – Divida seu prato e o de seu filho em 3 partes! Um prato colorido e bem dividido pode te ajudar a escolher o que é mais saudável para consumir. Em uma das partes coloque saladas à base de folhas verdes e legumes, mas atenção aos molhos! Prefira aqueles a base de azeite de oliva, limão ou vinagre.

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Na outra metade, divida novamente em 2 partes. 1/4 do prato deve ter fonte de proteínas, animal e vegetal. Na parte da proteína animal, prefira as carnes magras como Peru, lombo, peixes ou aves e, se possível, selecione aqueles grelhados ou assados. A proteína vegetal tem como exemplo as leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico.

 

E a última parte, Dra? É a parte que corresponde aos cereais e tubérculos! Nesse grupo estão o arroz, batatas e outras raízes, como mandioca e inhame.

 

– As bebidas também merecem atenção! Prefira os sucos naturais da fruta (100% suco), e chás gelados para acompanhar as refeições e mantenha sempre por perto um copo com água. A hidratação tem que estar a mil! Lembre-se de deixar um copinho com água disponível para seu filho também. Evite o chás que contém mate para as crianças, pois tem cafeína na sua composição e pode deixa-los mãos agitados.

 

– Pode comer sobremesa? Em relação aos doces servidos, normalmente, após as refeições, prefira aqueles preparados com frutas. Caso não tenha nenhuma sobremesa a base de doces, coma em menor quantidade e evite repetir. Lembre-se: a orientação é NÃO dar qualquer tipo de açúcar para crianças menores de 2 anos, e acima dessa idade sempre com moderação!

 

Com essas dicas acima você e sua família vão conseguir aproveitar as comemorações de fim de ano sem preocupação, sem exageros e de forma saudável!

 

Tem mais alguma dica? Escreve aqui nos comentários pra gente!

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Dra Kelly Marques Oliveira

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Dra Kelly Marques Oliveira

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